Mau tempo

Faz cinco dias que chove sem parar aqui na minha cidade. E depois que tudo estiver absolutamente encharcado, vai gear e as temperaturas mínimas vão cair até abaixo de zero. Nem queira saber a “delícia” que é, geada com umidade do ar em 100%. Se fôssemos pensar como o povo lá do antigo testamento pensava e interpretava os eventos, isso ia ser interpretado como: Deus está bravo, irado, furioso, e quer nos destruir; primeiro nos afogando, fazendo a chuva que devia cair em um mês, cair em poucos dias, toda de uma vez. Depois, se não bastasse toda essa chuva, manda depois um frio congelante, de forma absolutamente sádica, com uma massa de ar polar. Se pensássemos como eles, a essa altura, estaríamos fazendo holocaustos de animais inocentes, para supostamente “aplacar” a ira divina. Ou quem sabe organizando procissões, romarias, macumba gospel.

Degola e queima de animais inocentes, servia como “calmante” de Deus, segundo o povo do antigo testamento. Cheiro de gordura e carne de animais sacrificados queimada, pra eles, tinha efeito anestésico sobre a ira divina. Na Idade Média, a igreja atribuiu a peste negra, à ira divina. E ajudou a espalhar ainda mais o problema, porque as pessoas se apinhavam nas igrejas pra rezar, e facilitavam a transmissão. Entre os evangélicos, não se sacrificam mais animais, o sacrifício é na forma financeira. Em vez de imolar animais, imolam-se carteiras, talões de cheques, cartões de crédito.

Se você tem como padrão, para saber como Deus é, o que ficou demonstrado a respeito de Deus, em Jesus, então é preciso admitir: os israelitas estavam equivocados em muito do que pensavam a respeito dEle. E o antigo testamento está cheio de relatos onde o que predomina, é o nacionalismo doentio e superstições primitivas.

Mas é interessante notar, que na mesma bíblia onde os sacrifícios e holocaustos são descritos de forma tão detalhada, está a frase: Misericórdia quero, e não holocaustos. Na mesma bíblia onde vitórias são interpretadas como sinal do favor de Deus, e derrotas como castigo, está a frase: Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.

As pessoas por aqui, ficam mau humoradas e carrancudas, quando chove assim, sem trégua, e o sol fica vários dias sem dar as caras. Até meus cachorros ficam estressados. Fazer água pingar de forma constante sobre as pessoas, já foi usado como método de tortura, e pelo jeito, funciona. Mas não é  essa a intenção da chuva, ela cai porque tem que cair em algum lugar, e pronto. :P

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: