Sofrimento

Penso que há algo errado com pensar no problema do sofrimento como um exercício puramente intelectual. O sofrimento exige uma resposta viva, especialmente quando muito desse sofrimento, é causado não por “eventos naturais” – “ações de Deus”, como são ironicamente chamados pelas nossas companhias de seguros – mas por outras pessoas. E não só o sofrimento que foi causado pelos nazistas ou o Kmer Vermelho, que aconteceu em outros tempos, ou em algum lugar distante, mas por pessoas que vivem na mesma rua que a gente, que trabalham na parede ao lado da nossa, pessoas que encontramos no supermercado e pessoas que elegemos para cargos públicos, pessoas que pagamos para presidir as empresas que nos fornecem produtos e serviços, pessoas que exploram os trabalhadores pelo mundo, e assim sucessivamente.[…]

[…]A dor causada por seres humanos a outros seres humanos não é causada por alguma entidade sobre-humana. A partir do momento em que outros seres humanos se comportam mal, e ferem o livre arbítrio de outros seres humanos (livre arbítrio que vai continuar existindo mesmo que Deus não exista), então nós temos que intervir nós mesmos e fazer alguma coisa para interromper a opressão, a tortura e o assassinato – seja no nosso país ou nos países em desenvolvimento, onde as atrocidades são mais gritantes e menos restritas – e fazer o possível, para ajudar aqueles que estão sendo submetidos a esses abusos à liberdade humana.[…]

Bart D. Ehrman

Na próxima vez, quando perceber que o seu próximo está sendo vítima de uma injustiça, da maldade ou da estupidez humana, que tal questionar a si mesmo, e o que você pode fazer para ajudar, em vez de olhar pro céu, dar de ombros, e esperar que Deus resolva o problema?

Uma resposta para Sofrimento

  1. CA disse:

    caro, Bart D. Ehrman.

    Vou falar por experiencia pessoal vivo uma situacao que nao tem solucao aos olhos dos homens, causada por desobediencia das leis de Deus e por falta de amor ao proximo pois causei o mesmo dano intencionalmente em alguem.
    , os humanos ja mostraram que sao incapazes de resolver os seus problemas, por mais que se esforcem de nada vai adiantar, a resposta para tudo está na biblia, e eu lhe desafio a leres a biblia, e verás que todas as respostas porque procuras vais encontrar la. Estamos preocupados com os prazeres da carne e nos esquecemos de Deus, eu nao culpo a Deus alias pelo que fiz estar vivo é uma misercordia de Deus, porque eu ja devia morrer, mas ele me ama tanto que está a me dar oportunidade de mudar e adora-lo. O salario de pecado é a morte. Deus quer salvar voce, somente creia que ele fez o mundo e te fez tambem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: