Desconfie…

Desconfie de instituições religiosas/igrejas que procuram elogios dos homens, e que gostam de se auto-elogiar e exaltar a si mesmas. Desconfie de igrejas/instituições que se auto-declaram como diferentes ou melhores do que todas as demais, e onde, de acordo com a propaganda da igreja, não tem ninguém errando, nenhum doente, nenhum deprimido, nenhum fofoqueiro, maldizente ou traidor, nenhum mentiroso, nenhum fingido ou hipócrita, enfim, não tem nenhum pecador, e só Ele sabe porque ainda não os arrebatou, de tão bons que eles acham que são – ou seja: não tem gente de verdade nela, só gente de mentira. Desconfie de igrejas/instituições que se auto-proclamam como os únicos lugares onde você encontrará amigos de verdade, e onde todos os seus problemas serão resolvidos, e suas necessidades e carências, serão supridas. Se elas se colocam na posição de supridoras de carências humanas, o que querem é apenas gerar pessoas dependentes da instituição, eternamente infantilizadas. Onde tem gente de verdade, tem mais ou menos problemas, mas sempre haverá problemas; é mentira dizer que dentro dessas igrejas/instituições, isso vai ser diferente. A não ser é claro, que o grau de hipocrisia dentro delas seja tão grande, que as pessoas se relacionam umas com as outras como se vivessem um teatrinho. Ou porque pessoas mais problemáticas, simplesmente são excluídas do grupo, ou acabam não encontrando esse lugar de amor, misericórdia e perdão que está nas propagandas da igreja/instituição, e vão embora. Acabam ficando só os que não precisam de médico. Ironicamente, exatamente o contrário do que Jesus imaginou: “eu vim para os que precisam de médico.” Se a instituição só quer fazendo parte dela, os que não precisam mais de médico, e lança fora todos os que incomodam, que dão trabalho, que não se comportam como se espera que se comportem, que sofrem de males crônicos incuráveis, e seriam péssima propaganda pra instituição (a instituição só quer gente bonita, feliz, sorridente e curada aparecendo nas fotos, e dando depoimentos e testemunhos, para não estragar a propaganda), qual a finalidade dela existir?

Desconfie de igrejas/instituições que não admitem críticas. Desconfie de igrejas/instituições onde os membros perdem a capacidade de olhar com senso crítico para si mesmos e para o grupo, aceitando como correto e verdadeiro e sem contestação, tudo que vem da liderança, seja bom ou ruim. Desconfie de igrejas/instituições que geram consumidores passivos de religião, que apenas consomem o que é preparado pelos que supostamente são os “líderes”.

Desconfie de igrejas/instituições onde se pensa que apenas outros cristãos (e tanto pior se isso se limitar apenas aos que são membros da mesma igreja/instituição) devem ser tratados de acordo com o que Jesus ensinou, e todas as demais pessoas, são tratadas de forma diferente, e muitas vezes, como inimigos. Desconfie de igrejas/instituições, onde muito se fala de amor, misericórdia e perdão, mas você só descobre o quanto isso é apenas discurso bonito, quando precisa de amor, misericórdia e perdão, de verdade. Fuja de igrejas/instituições que punem e isolam pessoas até que elas aprendam a “se comportar direito”, ou a dar as “respostas certas”, ou até que aprendam a jogar o jogo da hipocrisia e das falsas aparências, para aparecer todo mundo bonito no marketing. A tarefa da igreja não é punir ninguém, e sim, aceitar a pessoa mesmo ela falhando e falhando, porque Jesus fez a mesma coisa com os discípulos. O que seria de Pedro, por exemplo, se Jesus o disciplinasse e o afastasse, o ignorasse ou o tratasse como criminoso, em vez de tomar a iniciativa de amar e perdoar?

Desconfie das instituições, confie em Deus.

2 respostas para Desconfie…

  1. Sanderson Gonçalves disse:

    Texto pequeno, simples e bem objetivo. Substituiria o ‘desconfie’ pelo ‘não confie jamais’. Ficaria mais apropriada a denúncia dessas aberrações chamadas igrejas.

  2. Nameless disse:

    A igreja(instituição) é um dos ídolos sofisticados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: