Cristãos e psicologia…

Fico triste quando vejo cristãos criticando a Psicologia, ao mesmo tempo em que, no meio cristão, é extremamente difícil, quase impossível, encontrar alguém que, como psicólogos e terapeutas fazem rotineiramente e com profissionalismo, ouça pessoas sem julgar, sem condenar e sem passar a tratar a pessoa de forma diferente depois de ter feito papel de “confidente”. E sem transformar o que foi dito na forma de confidência, em assunto de jornal, fofoca ou discussão de porta de igreja e lista de e-mails, envolvendo outras pessoas, que aquela pessoa que confiou em você, não procuraria. Um terapeuta ou psicólogo, como bom profissional, jamais expõe seus pacientes dessa forma desrespeitosa.

Tem alguns que fazem cursos fajutos de aconselhamento, e com isso se consideram “os” psicólogos, com direito a fazer diagnósticos e rotular os outros. E outros, que simplesmente usam os “podres” que ouviram, para exercer poder sobre as pessoas.

Se você deseja realmente ser ouvido, sem ser julgado, sem ser condenado, sem ser visto com outros olhos depois de ter precisado de alguém para compartilhar suas dores; mas nem sempre tem dinheiro para pagar por um terapeuta, os ouvidos de Deus estão sempre à disposição. Nesse Terapeuta, que não vê como o ser humano, você pode confiar sem reservas. E pode falar o que quiser, porque nada que você diga irá ofendê-Lo ou fazer com que o amor dEle por você diminua. E nada que você diga pra Ele, será transformado em fofoca, nem Ele vai trair sua confiança. Ele, ao invés disso, vai ficar feliz, por você ter confiado mais nEle do que em pessoas falhas.

E se precisa realmente de ajuda profissional, não tenha vergonha, nem dê ouvidos a pessoas ignorantes, que condenam  quem recorre à terapia ou ajuda psicológica. São ignorantes, nada além disso.

Não pode ser coincidência, que boa parte das pessoas que procuram ajuda de terapeutas e psicólogos, e boa parte das que precisam de internamento psiquiátrico, são evangélicos que a igreja tornou doentes.

Anúncios

2 Responses to Cristãos e psicologia…

  1. Giotto disse:

    Acresça que há também uma notável e lamentável rejeição por muitos do meio cristão da ciência psicológica como se fosse matéria inútil ou divertimento de universitário desocupado. É revoltante o quanto a ignorância reina no seio da igreja cristã quando se trata do pensamento científico!

  2. Nameless disse:

    Essa Religião quer mesmo controlar todo mundo, e ainda por cima ungir a besta como um falso profeta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: