Evangelho descomplicado

Depois de viver a comunhão fora de instituições religiosas, sem formalidade, sem hierarquias humanas, sem separação entre a liderança que organiza o culto, e os membros que só assistem passivamente, e assim são incentivados a permanecer o resto da vida, consumidores passivos de religião, fregueses de igreja cujo único papel é colocar dinheiro na caixinha, onde a autoridade se estabelece pelo critério do amor e do serviço, e não por imposição ou ordenação de homens, onde o maior de todos é aquele que mais serve aos outros e não aquele que berra mais alto ou fala mais bonito, e onde não se separa as coisas da vida em categorias sagradas/profanas, porque a vida é toda ela sagrada, você acha que alguém vai ter vontade de virar membro de igreja/instituição?

Eu pelo menos, que vivo o evangelho desta forma simples, leve e descomplicada, junto com outras pessoas que também entendem que a simplicidade é a forma ideal, posso falar por mim, que não tenho nenhuma vontade de entrar nesse “esquema” institucional. Quanto mais me pressionam nesse sentido, mais longe das instituições e dos sistemas religiosos eu fico.

O evangelho é simples, as pessoas é que o complicam.

E o bom de não estar envolvida em nenhuma denominação religiosa, é que as brigas dessas instituições não são minhas. Eu nada tenho a ver com seus conchavos vergonhosos, suas perseguições contra quem pensa diferente, disputas políticas e projetos doentios de poder. Nada tenho a ver com suas guerras contra outras religiões, contra ateus ou contra a ciência, ou seja lá mais quem estiver na mira. Não tenho nada a ver com falso moralismo, amor fingido e legalismo. Não tenho nada a ver com venda de unção, de prosperidade, profetadas ou barganhas com Deus. Sobra mais tempo pra somente seguir Jesus, sem ter que me envolver com as agendas das denominações, que na maior parte das vezes, nada têm a ver com Jesus.

E se é que posso sugerir alguma coisa, sugiro aos que não suportam esse modelo institucional muitas vezes sufocante, infantilizante, neurótico, paranoico, barulhento, hipócrita e sem vida, que procurem outros irmãos e se reúnam, sem formalidade, em torno do evangelho e nada mais. Tenho certeza que o ar puro que daí virá, só fará bem. E sem limitar a vida a convivência apenas com os da mesma fé, mas dividindo a mesa com qualquer um que quiser chegar e se assentar.

Depois que você descobrir que instituições religiosas não são essenciais nem imprescindíveis, que as hierarquias humanamente estabelecidas são falsas, que existe vida com Deus, e vida abundante com Ele fora das instituições, na vida normal de todos os dias, até mesmo nas pequenas coisas, e que em geral o ar é bem mais respirável e a poluição sonora, bem menor, quero ver quem vai te convencer a voltar para elas.

Se Deus está dentro de nós, porque você continua pensando que precisa ir até algum lugar especial para procurar por Ele? Se Deus está mesmo dentro de você e você tem consciência disso, qualquer lugar onde você estiver, será especial.

4 Responses to Evangelho descomplicado

  1. Roger disse:

    Você está ainda corajosa. Eu diria, mantenha-se longe de qualquer reunião, especialmente entre irmãos.

  2. O Roger me trouxe aqui.
    Vc e eu, e o Roger também, e muitos outros comungamos da mesma fé, do mesmo Jesus, da mesma Igreja… sem igreja.
    Não é legal que mesmo sem nos conhecer, estejamos tão unidos, não por doutrinas, ritos e instituições, mas por Amor?!?!?!

    • Andrea disse:

      Rubens, isso é o máximo. Quisera eu, que todos os cristãos pudessem se ver desta forma, levando em conta o que se tem em comum (mesma fé, mesmo Jesus, mesma Igreja), que devia ser o foco principal de toda a conversa, não é?

Deixe um comentário

