Criacionistas de Terra Jovem e fé

por Carl Drews

Não tenho muito interesse em mudar a mentalidade dos auto-intitulados criacionistas em matéria de evolução e criação, apesar de que eles demonstram grande interesse em mudar a minha. Os criacionistas cristãos estão salvos. Espero ansiosamente por encontrá-los no Paraíso quando chegarmos lá. Espero também que eles tenham muitas surpresas quando Deus revelar a eles tudo sobre Sua criação do universo. Espero que eu mesmo tenha algumas surpresas! Mas essas são questões que devemos deixar para Deus, quando estivermos junto dEle e Ele nos abraçar com seus braços poderosos e cheios de amor.  Nós devemos apenas esperar. João 3:16 nos ensina a forma de obter a salvação e não diz nada a respeito de concepções sobre como ocorreu a criação.

Muitos criacionistas retratam suas posições como uma escolha entre a Palavra de Deus, e acreditar em teorias de homens falíveis que estão interpretando o que observam na natureza. Mas estão deixando de lado o fato de que são também homens falíveis que interpretam a Palavra de Deus na Bíblia. Há duas linhas de interpretação aqui (da Bíblia e do planeta), e não apenas uma.

a Bíblia -> interpretação teológica <–> interpretação científica <- a Terra.

A bíblia não pode estar errada, mas pode ser interpretada de forma errada. A criação não pode estar errada, como está dito no Salmo 19: “Os céus proclamam a glória de Deus; e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos.” Homens falíveis podem interpretar a criação de forma errada. Muitos criacionistas gostam de nos fazer esquecer que ambas as áreas de interpretação são passíveis de erro, não apenas a corrente que interpreta as coisas da Terra. Acredito que interpretações corretas da Bíblia e da Criação devem convergir para a verdade de Deus. Interpretações da Bíblia que nos levem a atribuir a maior parte da geologia ao dilúvio de Noé não são nem corretas nem razoáveis.

Isso não significa que o testemunho de 1 Coríntios 13 é equivalente ao testemunho de Maroon Bells, Aspen, Colorado. A Bíblia fala conosco em sua língua, nos ensina diretamente. A criação de Deus inspira temor em nós diante do trabalho do Criador que fez tudo e sustenta tudo até hoje. A Bíblia é a grande testemunha. E a criação não a contradiz.

Tenho investigado as colocações e teorias dos criacionistas de Terra Jovem. Uma coisa que me perturba a respeito dessas colocações é que a grande maioria delas inclui conclusões pobremente investigadas, ou citações erradas e fora do contexto de fontes evolucionistas, que distorcem as palavras do autor original. Os cristãos devem estar acima de qualquer suspeita quando manipulam corretamente a palavra da verdade. É falso testemunho confundir as posições de outras pessoas, ou atacar uma versão obsoleta ou manipulada de uma teoria. É falso testemunho parafrasear alguém distorcendo o sentido da fonte original. É falso testemunho ignorar observações que não cabem na hipótese original. Não importa qual seja a causa a ser defendida. Um ponto feito com informação falsa, não é um ponto verdadeiro, afinal. Em um julgamento, as testemunhas prestam juramento com as palavras, “Você promete dizer a verdade, toda a verdade, e nada mais do que a verdade?” Pesquisas, ciência, e testemunhos cristãos não demandam menos do que o procedimento legal. A Verdade da Bíblia não precisa de falsos testemunhos para ser defendida.

Se você não acredita em mim, verifique essas coisas por você mesmo. Você que vai escolher, dessa forma, se acredita em mim ou não! Vá até a biblioteca e procure pelas referências que um criacionista de Terra jovem costuma citar. Examine o contexto original, e julgue por si mesmo as importantes informações que são omitidas, e  se os criacionistas citaram a fonte correta, precisa e completamente. Julgue se o sentido original foi modificado. Faça algumas pesquisas na Internet. Você pode começar com as referências que incluí nesse ensaio. Na Internet você poderá aprender a discernir a verdade entre um grande número de opiniões divergentes. É uma responsabilidade importante. Dedique tempo para discernir bem. Lembre-se que o número de repetições e volume verbal  não fazem algo ser verdade. Comece agora!

NÃO É falso testemunho dizer “Eu não sei. Apenas Deus sabe.”

Tenho conhecimento de muitas pessoas que embasam sua fé cristã em parte em Jesus Cristo e em parte em cima do que dizem os Criacionistas de Terra Jovem. Suponha que eles saibam sobre os fósseis transicionais, e que a sequência de fósseis pareça muito convincente. Suponha que algum pesquisador descubra um mecanismo para a evolução por mutação, que seja mais rápido, e que seja cientificamente razoável. Suponha que a NASA encontre evidências de vidas já extintas em Marte. Sua fé será abalada? Será que o colapso de um dos pilares da crença poderá abalar o todo? Encontrei duas pessoas na Internet que abandonaram a fé cristã depois de investigar, e ver desabarem os argumentos dos Criacionistas de Terra jovem.

Por essas razões, eu me oponho com toda a força ao ensino do criacionismo nas escolas, principalmente nas Escolas Dominicais.

Young-Earth Creationists – Carl Drews

Não estamos colocando obstáculos na frente de outros irmãos cristãos (Romanos 14:13). Dói ouvir Cristãos passando adiante hoaxes e informações falsas. Dói ouvir Cristãos afirmarem especulações extra-bíblicas sobre a Criação e o Dilúvio, e tratar tais especulações como dogmas.

O objetivo do nosso testemunho é a salvação. Esta salvação vem pela fé em Jesus Cristo, e este crucificado por nossos pecados e voltando da morte. A salvação não vem pelo que dizem ou não os registros fósseis. Não vem pelas análises que alguém faz das combinações de aminoácidos, proteína, e DNA. Não aposto minha alma em defender se a evolução é válida ou não, nem quero que outros o façam.

Assisti um videotape do criacionista Gary Parker. Ele contou a história de um debate, onde seu oponente era um ateu que acreditava na evolução. O sr Parker foi cordial e respeitoso com ele, mas pensava que o ateu estava triste. O ateu disse que gostaria de acreditar em um Deus amoroso que cuidasse dele pessoalmente. Ele gostaria de acreditar que existe um propósito divino na vida, e que há mais do que apenas a luta pela sobrevivência e a morte. Mas ele não podia acreditar nessas coisas, porque o que ele observava na Terra (geologia, fósseis), falava o contrário a ele.

Tudo que Gary Parker podia oferecer a este homem era exatamente aquilo que ele rejeitava: jogar fora a ciência, para ter um Deus amoroso.

Mas eu poderia ter oferecido a ele algo muito melhor! Você pode ter esse Deus amoroso! E pode ter a ciência também! Você não precisa ir contra a sua consciência, e negar esses fatos que você sabe que são verdadeiros.  Você não precisa dar falso testemunho sobre a idade da Terra. Deus é muito maior do que isso! E você terá companhia abundante de outros cristãos, que acreditam nas mesmas coisas que você. Nas palavras de Billy Graham, “Tudo que é verdadeiro, tudo que é bom, e tudo que é edificante, você pode manter quando se torna um cristão. Você deve jogar fora tudo que for falso, ruim e doloroso; mas as boas coisas você pode manter.” O ateu precisa de Deus, e quer Deus nessa vida. Este homem pode ser salvo!

Se alguém gostaria de crer em Jesus, mas tem problemas com a ideia de uma criação em 6 dias de 24 horas cada um, vou descrever a essa pessoa as possibilidades que creio eu, sejam consistentes tanto com a Bíblia quanto com o que sabemos sobre o mundo natural. Vou enfatizar o que é mais importante: que a humanidade foi criada por um Deus amoroso e todo poderoso que todos os dias alimenta e sustenta os seres humanos, e deseja que todos se salvem (1 Timóteo 2:4).

Faith – Carl Drews

Anúncios

One Response to Criacionistas de Terra Jovem e fé

  1. Andrea disse:

    Se vc é um criacionista terra jovem e não tem preguiça de ler em inglês, divirta-se com a leitura abaixo:

    http://www.talkorigins.org/faqs/hovind/howgood.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: