The philosophy of Jesus – Peter Kreeft

É surpreendente que até hoje ninguém tenha olhado para Jesus como um filósofo, ou para os seus ensinamentos como uma filosofia. Entretanto, talvez nenhum outro na história tenha apresentado uma filosofia tã0 radicalmente nova, ou feito maior diferença na filosofia, do que Jesus. Ele dividiu toda a história humana em duas, em “A.C.” e “D.C.”; e a história da filosofia é crucial para a história humana, pois a filosofia é essencial ao ser humano; como ele poderia não ter dividido também a filosofia?

Este livro (1) olha para Jesus como um ser humano completo (assim como divino), portanto, como filósofo também; (2) olha para a filosofia como os contemporâneos pré-modernos de Jesus a viam, ou seja, como sabedoria, uma visão de mundo, uma forma de viver, em detrimento de vê-la como uma supra-ciência (Descartes, Hegel), ou como estando a serviço da ciência (Hobbes Hume); e (3) encara a filosofia à luz de Jesus, em vez de encarar Jesus à luz da filosofia. Explora as consequências do ponto levantado por Etienne Gilson, de que quando S. João colocou o cristianismo e a filosofia grega em contato uma com a outra, e identificou o Messias, que os judeus tão profundamente procuravam, com o logos que os gregos tão profundamente procuravam, nada aconteceu a Jesus, mas alguma coisa aconteceu ao logos.

Este livro explora a mais radical revolução na história da filosofia, as diferenças que Jesus trouxe para a metafísica, à epistemologia, à antropologia, e para a filosofia da ética e política.

The philosophy of Jesus – Peter Kreeft

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: