Veja se você entendeu o evangelho

por Caio Fábio

Se eu não me respeitar, não me tratar bem, e não me der atenção, quem comigo se importará?

Assim, eu sou a base de qualidade de amor que tenho para dar e receber!

Amar ao próximo como a si mesmo é o único modo de tornar o amor algo que cresça em todas as suas dimensões.

Pois, quem não ama a si mesmo jamais amará próximo nenhum.

Por outro lado, quem diz que ama o próximo, mas não se ama, está mentindo.

Amar a mim mesmo sem amar ao próximo é egoísmo e narcisismo.

Amar ao próximo sem amar a si mesmo é a Doença da Bondade Humilhada, e que com facilidade se torna tirania e loucura; tão logo o “Bom” ganhe algum poder sobre o próximo.

Sem amor ao próximo todo amor de mim para mim é doença, e se mostrará como vaidade, orgulho, arrogância, altivez, egoísmo, narcisismo e loucura.

Sem amor a mim mesmo, todo amor ao próximo não é amor; é carência, é insegurança; é necessidade de aceitação; é barganha inconsciente [às vezes até consciente]; é o que eu chamo de Doença da Bondade; a qual é tudo, menos amor.

Assim, eu sei de minha saúde interior e espiritual pela minha capacidade de genuinamente me importar com meu próximo e agir em favor dele.

Sem oração e ação todo amor é vão.

Por outro eu sei se sou capaz de amar genuinamente ao meu próximo pela minha capacidade de me amar com o respeito com o qual eu amo a quem digo amar com amor, não com doença.

“O que quereis que os homens vos façam, fazei isto vós mesmos a eles!”

É pelo amor a Deus que o meu amor por mim e pelo próximo se estabelece como amor sadio.

Porque sei que Deus me ama, eu o amo com gratidão e alegria; amo a mim mesmo com equilíbrio e segurança; e amo meu próximo como privilégio; a ele por quem Jesus morreu.

No entanto, é o amor ao próximo o fiel da balança histórico-existencial de minha vida com Deus e comigo mesmo!

Sim! Pois, mesmo que eu diga que amo a Deus não há como eu demonstrar isso fora de minha relação com o humano.

Deus não tem nenhum altar de culto fora do amor ao próximo!

Quem não entendeu isso ainda nada compreendeu do Evangelho!

Pense nisso!

Deixe um comentário

