Haiti, terremoto e religião

O terremoto ocorrido no Haiti, país mais miserável das Américas, que segundo estimativas pode ter matado cerca de 45 mil pessoas, e deixado milhares de desabrigados, mostrou dois tipos de pessoas que são geradas pela religião.

A primeira, uma aberração chamada Pat Robertson, tele-evangelista estadunidense, que afirmou que o Haiti está nessa situação devido a um pacto feito com Satanás, para se libertarem dos franceses.

Do outro lado, Zilda Arns, que morreu atingida por escombros desse mesmo terremoto, enquanto falava sobre combate à desnutrição infantil, numa igreja do Haiti.  Abaixo, faço questão de transcrever palavras dela, ditas no Haiti, horas antes de morrer (Tradução do Espanhol por Tuco Egg, do blog A trilha):

“Na verdade, todos estamos aqui, neste encontro, porque sentimos dentro de nós um forte chamado para difundir no mundo a boa notícia de Jesus. A boa notícia, transformada em ações concretas, é a luz e esperança na conquista da paz nas famílias e nações. A construção da paz começa no coração das pessoas e tem seu fundamento no amor […]. A paz é uma conquista coletiva. Tem lugar quando capacitamos as pessoas, quando promovemos os valores culturais e éticos, as atitudes e práticas de busca do bem comum, que aprendemos de nosso mestre Jesus: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10.10).

[…] O povo seguiu Jesus porque tinha palavras de esperança. Assim nós somos chamados a anunciar experiências positivas e caminhos que levem as comunidades, famílias e o país a serem mais justos e fraternos. Como discípulos e missionários, convidados a evangelizar, sabemos que a força propulsora da transformação social está na prática do maior de todos os mandamentos da lei de Deus: o amor, expresso na solidariedade fraterna, capaz de mover montanhas.”

A diferença entre o que disse Pat Robertson e as palavras do discurso da Dra Zilda Arns, é gritante. E eu, particularmente, me envergonho de saber que esse cidadão diz que é cristão. Quem parece ser seguidor de Jesus: Pat Robertson, e seu “cristianismo” vendido pela tv, ou Zilda Arns, que estava no Haiti, levando esperança para pessoas miseráveis?

Existem pessoas que seguem Jesus e são facilmente reconhecidas por isso, não por andar com a bíblia embaixo do braço, ou dizer bobagens na tv, mas sim, por viver e praticar o que foi ensinado por ele. Quem vocês acham que faz mais diferença e é sal e luz no mundo?

Se você não é cristão, acredite em mim: Pat Robertson é uma aberração, um representante do pior da religiosidade. Ninguém melhor do que a Zilda Arns, para mostrar o outro lado, o contraponto perfeito contra a demência dos tele-evangelistas pregadores da prosperidade.

E tenho certeza que os militares, bombeiros e voluntários que estão lá tentando ajudar pessoas, e aqueles que estão doando dinheiro, comida, roupas e remédios às vítimas, em meio a essa gigantesca tragédia, são aqueles que estão atuando como os braços e  mãos de Deus.

Quem não ama o próximo e nada faz por ele, não pode dizer que ama a Deus.

Anúncios

9 Responses to Haiti, terremoto e religião

  1. Andrea disse:

    A estimativa de mortos pelo terremoto no Haiti, nesse momento, é de 140 mil pessoas…

  2. ailton disse:

    Meu caro amigo, excelente texto, porem, devemos pontuar algo aqui. Apesar de nunca ter ouvido as mensagens do referido pregador, o mesmo não o fez, de forma alguma a desmerecer o povo Haitiano, pelo contrário, ele falou, sem maquiagem ou releitura das Escrituras Sagradas, pois, por onde podemos aprender de Deus a não ser por estas? Um grande abraço.

    • Andrea disse:

      Pode até ser, mas a mensagem dele não está de acordo com o Novo Testamento. E nosso padrão com relação a Deus, é Jesus. A Bíblia pode sim ser usada para justificar qualquer coisa, até a pena de morte, mas se você é cristão, isso já não é possível de se fazer.

      • Ailton disse:

        Vejo que você crê no Salvador. Pois bem. Não podemos, em hipótese alguma, confundir amor com permissividade, pois Jesus e seus Apóstolos são muito amorosos no ato de doar suas vidas e incentivar aos outros a faze-lo, pela causa do Reino de Deus, porem, são muito duros quando o assunto é separação (santificação) para o unico Deus. Seguem alguns versículos e o link da biblia online http://www.bibliaonline.com.br
        Efesios 5:6 ; João 3:36 ; I Corintios 10:20 ; Lucas 9:42 ; 2 Cor 6:14-17 ; Tiago 4:5
        O novo testamento deixa bem claro que existe sim: A ira de Deus, castigo pela desobediência, demônios adorados e dominadores de vidas adoecidas e carentes de Deus. Amiga, somente cristo pode libertar e guardar, não podemos fugir da realidade, há uma força do mal neste mundo, guiando-o para a destruição. Vamos orar pelos Haitianos e pela propagação da mensagem de Cristo.

  3. Andrea disse:

    Sua teologia é péssima… nenhum de nós é melhor do que ninguém, todos somos pecadores, esqueceu? Não existe ninguém que não dependa da graça e misericórdia dEle. Lembra daqueles versículos onde os discípulos queriam que descesse fogo do céu sobre aqueles que julgavam ser piores do que eles mesmos? O que Jesus respondeu?

    “Não sabeis de que espírito sois.”

    O mesmo digo a você e à sua teologia terrorista.

  4. Andrea disse:

    E Zilda Arns, como vc explica a morte dela? Melhor, não explique.

  5. Fábio Wetterer disse:

    Zilda Arns pra cá, Zilda Arns para lá.
    Milhares de Zildas morreram!
    Cada um com sua verdade, cada qual com suas idéias religiosas, esquecendo-se que a nossa espécie é a mesma!
    Discussões descontrutivas sobre a bíblia, interpretações de versículos para separar e não harmonizar, evoluir como Ser. Até quando o homem blasfemarás contra seu Criador?!
    É chegada a hora, que se cumpra a Vontade do Pai,as escrituras Sagradas profetizam e concretizam ontem, hoje e sempre!
    Quem tem entendimento lê e entenda.

    • Andrea disse:

      O problema é que tem crente que se acha melhor do que os outros por ser crente. E condenam a si mesmos, porque o próprio Jesus condenou os discípulos que queriam ver pessoas serem castigadas. Quem é cristão, sabe que todos dependemos da misericórdia dEle, que ninguém merece coisa alguma, não somos melhores do que ninguém. Se acham no direito de espiritualizar os fenômenos naturais, mas só os que não os atingem. E todos sabem que qualquer um pode passar por isso. Podemos ver pelas enchentes em São Paulo. Alguém vai me dizer que não tem nenhum cristão que perdeu sua casa, seus móveis, ou até mesmo a vida na enchente? Deus faz chover sobre justos e injustos. Tentar explicar um terremoto, culpando as pessoas que foram vítimas dele, é ridículo. Ignorância pura.

  6. Thamara disse:

    irmãos, se essa irmã Zilda Arms morreu pregando a verdade de Jesus e tentando trazer luz na vida dos haitianos, as vezes pra nos é doloroso mais lembrem-se que nos não precisamos ter medo da morte, essa irmã agora esta na gloria :D podem ter a certeza!!! :D e nos um dia vamos nos encontrar com ela :D e com todos os haitianos que morreram com Jesus no coração :D nos não devemos ficar com pena de ela ter morrido, mas orar agradecendo por este irmão Pat Robertson ainda ter uma chance de mudar de idéias, ele tem uma ideia de que Deus foi quem mandou o terremoto pk estava furioso co o haiti. porque e claro que Deus poderia estar triste com o Haiti por causa do vudu, mais irmãos Deus é um Deus de misericordia e de amor, ele nos chama, mais se nos não queremos saber dEle, ele não tem como nos proteger, lembrem-se do livre arbitrio, e lembrem-se que há principados e potestades que investem contra nos a todo instante, lembrem-se que do fruto que nos plantarmos também colheremos, se plantarmos maldades, falta de piedade, revolta contra Deus,coisas boas não vamos colher pois Deus não estaria nos nossos corações pra nos proteger. eu n quero acusar os haitianos, mais também sei que haviam mts injustiças naquele país. só sei que o que aconteceu é inevitavel, ora no Haiti ou não, terremotos, maremotos, fomes e pestes é o que Jesus ja nos disse que nos aconteceria nos ultimos dias por causa da iniquidade que se multiplica, Jesus esta voltando,Ele nos dá a esperança de uma vida eterna ao lado do Pai, onde não haverão mais essas calamidades, onde quem o amar vai estar pra sempre protegido por Ele e louvando a Ele, em familia e em união com todos!. o que devemos fazer é mostrar a esperança para os sobreviventes e ajuda-los como pudermos, mantimentos dinheiros, como pudermos, e de todo o coração! :D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: