Crentes e suas manias…

Crentes são pessoas em geral relativamente cheias de manias:

Uma mania muito comum entre eles, é achar que os erros que os outros cometem são sempre maiores e mais feios do que os seus próprios. Se escandalizam fácil com o que os outros fazem de errado, mas fazem vista grossa com relação a si mesmos.

Outra mania bem comum, é achar que, para ser crente, precisa renunciar ao uso do cérebro, e deixar que outras pessoas pensem em seu lugar e tomem também todas as decisões com relação à sua vida.  Mania de não saber usar a própria liberdade com bom senso. E quando pensam e permitem que outros pensem também, só consideram os outros como seres pensantes iguais a eles, se concordarem com eles em tudo.

Uma terceira mania é ficar discutindo eternamente sobre questões sem a mínima importância, o famoso debate sobre “sexo dos anjos” ou o ainda mais famoso debate, sobre o umbigo de Adão.

Uma quarta mania é a de pensar que todos os que não compartilham da sua fé, são imorais, maus e sem ética, e que moral e ética dependem de posicionamento religioso.

Quinta: achar que quem não frequenta o local que ele conhece pelo nome de “igreja”, não é crente de verdade.

Sexta mania: achar que apenas o que a igreja dele mesmo prega, é verdade absoluta, mesmo que lhe mostrem que a bíblia permite mais de uma opinião sobre um mesmo assunto.

Sétima mania: esquecer de perguntar para as pessoas se elas estão interessadas em ouvir pregação ou proselitismo.

Oitava mania: ter dificuldades para sair do extremismo. Só enxergam o mundo com duas cores: preto ou branco. São incapazes de aceitar que possa haver centenas de tons de cinza entre o preto e o branco, e que nenhuma das cores está necessariamente errada, porque fé, é algo pessoal. Se enxergam preto, então decidem que os que enxergam branco, estão errados, e acabou. E vice-versa.

Mais uma mania é ter necessidade de listas fixas e imutáveis de regras a seguir, coisas que pode ou não pode fazer. Porque parar e pensar por si mesmo, dá muito trabalho e nos obriga a assumir a responsabilidade e as consequências pelas decisões.

Uma décima mania é odiar, ter raiva de todos os que não seguem a mesma lista de “pode” “não pode” que eles mesmos seguem. Se não podem beber porque a igreja proíbe, por exemplo, falam de quem consome bebida alcoólica, como se estivessem falando do próprio diabo.

Mais uma mania, é estar sempre se comparando com outras pessoas. Ser eles mesmos e viver a própria vida, nunca é uma meta aceitável.

E uma última mas não menos importante: a de achar que falar somente, sem viver conforme o que prega, convence alguém.

Anúncios

One Response to Crentes e suas manias…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: