Como Deus pode mudar sua mente – Andrew Newberg & Mark R. Waldman

Como nosso cérebro transforma a ideia de Deus em uma experiência que, para milhões de pessoas, é intensamente significativa e real? Na obra Como Deus pode mudar sua mente – Um diálogo entre fé e neurociência (Editora Prumo), os médicos Andrew Newberg e Mark Robert Waldman demonstram, por meio de pesquisas realizadas na Universidade da Pensilvânia, quais os efeitos que as convicções e as experiências religiosas exercem sobre o cérebro humano e como elas podem promover a saúde, o bem-estar e felicidade.

Com base em uma investigação realizada ao longo de 15 anos, a equipe médica do dr. Newberg pôde observar que quanto mais pensamos em Deus, mais alterações ocorrem nos circuitos neurais de áreas específicas da região cerebral, que transformam a figura Dele, para a maioria das pessoas, em um símbolo representativo de uma extensa gama de valores pessoais, éticos, sociais e universais.

Uma Fascinante Experiência

“Deus pode modificar seu cérebro, não importa se você é cristão ou judeu, mulçumano ou hinduísta, agnóstico ou ateu. Se você considerá-lo por um tempo suficiente, algo surpreendente acontece e o seu funcionamento neurológico começa a se modificar. Para nós, neurocientistas, esta pode ser uma das mais fascinantes experiências humanas a se explorar”, afirma Newberg.
Os autores atentam para o fato de não ser possível a neurociência dizer se Deus existe ou não, e a maior parte de nosso cérebro nem mesmo se preocupa em distinguir se as coisas que enxergamos são realmente verdadeiras. Em vez disso, o cérebro só precisa saber se tais crenças são úteis para a sua sobrevivência. “Se a crença em Deus lhe proporciona um sentido de conforto e segurança, então Deus irá melhorar a sua vida. Já se o vê Deus como uma deidade negativa, tal convicção irá lhe fazer mal, levando-o a agir de maneira socialmente destrutiva”, completa.

A obra, dividida em 10 capítulos, contempla as experiências espirituais e as descobertas feitas durante as pesquisas neurológicas, entre elas o poder da comunicação compassiva, que trabalha com técnicas de exercícios para a melhoria do diálogo e da intimidade entre familiares, amigos e casais em conflito. Tudo isso em apenas 15 minutos de prática. O livro ainda apresenta dicas de centros acadêmicos, publicações e cds que tratam sobre o assunto.

Sobre os Autores

Dr. Andrew Newberg publicou mais de 75 artigos, ensaios e resenhas. Já escreveu artigos para jornais como o Time, o Newsweek, o The Washington Post e o The Philadelphia Inquirer, além de ter participado dos programas Good Morning América, ABC’s World News Tonight e London Talk Radio.

Mark Robert Waldman é terapeuta e membro do Centro da Espiritualidade e da Mente, na Universidade da Pensilvânia, onde atualmente realiza pesquisas com o Dr. Andrew Newberg sobre a neuropsicologia das crenças, moralidade, compaixão e experiências espirituais.

Como Deus pode mudar sua mente – Editora Prumo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: