Deus e os homens

Existe Deus..

e deuses..

Digo isso porque tenho percebido que diferentes pessoas percebem Deus de formas diferentes.

Tem pessoas que precisam de um Deus tirano, castigador, cheio de iria, ranzinza, sempre de mau humor, para se obrigarem a andar na linha. Sem a ameaça do inferno, provavelmente se entregariam a todo tipo de vícios e comportamentos socialmente errados.

Tem outras, que entendem e se relacionam com Ele como um Pai, amoroso e gracioso, capaz de todas as coisas que pais são capazes de fazer por amor aos filhos. E que, como todo Pai, espera que seus filhos cresçam e não sejam mais tão dependentes dEle.

Tem aquelas que vêem Deus como pai, mas nunca crescem, têm uma relação que, na vida real entre pais e filhos humanos, seria considerada patológica, com Deus. Elas entendem mal aquela expressão que nos orienta a ser como crianças. A orientação é para sermos crianças na malícia, mas adultos no entendimento. Ser criança na malícia não tem nada a ver com infantilidade e imaturidade, mas sim com uma forma pura de ver o mundo e as pessoas, sem malícia, sem maldade.

Há ainda, outros que vêem Deus como o gênio da lâmpada, cuja obrigação é atender todos os seus mais esdrúxulos desejos. Essa forma de se relacionar, na vida real, ocorrendo entre duas pessoas, também seria considerada patológica.

Que “versão” de Deus você prefere? Aquele que podemos chamar de Pai e amigo, exatamente como Jesus fez? Um pai que nos ajuda a crescer e atingirmos nossa maturidade e potencial, aprendendo a usar nossa liberdade cristã de forma equilibrada, sabendo nos relacionar com todas as coisas. Cientes de que todas as coisas nos são lícitas, mas nem todas convém, e que mesmo sendo lícitas, nenhuma delas nos domina? E confiando que Aquele que começou a obra de transformação em nós, é capaz de terminá-la?

Ou  aquela versão tirânica , que não julga que você seja capaz de ter liberdade, precisa ser mantido em rédeas curtas e cabresto, e te obriga a andar na linha à força; e da qual você morre de medo?

Ou prefere a versão gênio da lâmpada, que é apenas um deus que construímos para legitimar nosso egoísmo, nossa ganância e nosso consumismo desenfreado?

Anúncios

One Response to Deus e os homens

  1. maicom disse:

    So existe um DEUS isso quem diz e a biblia ,qualquer outro deuses saõ anjos caidos (demonios) que querem ser deus o DEUS da biblia o verdadeiro ele é todos esses sentimentos que vc disse,ele e tudo.unipotente e uniciente .entedes ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: