Religião e ciência: o debate

“A teologia precisa ouvir a explicação científica da história do universo e determinar sua relação com a crença religiosa de que o mundo é a criação de Deus. Se há um desajuste total, alguma forma de revisão pode ser necessária. Fundamentalistas religiosos crêem que tal revisão sempre teria de ser do lado da ciência, enquanto fundamentalistas cientificistas crêem que a religião é simplesmente irrelevante para a compreensão do cosmo. Essas posições extremas correspondem à imagem de um conflito entre a ciência e a religião, tendo cada lado a missão de obter a vitória total no debate: uma visão seriamente distorcida que falha em reconhecer a complementaridade entre as duas formas de busca da verdade. Uma visão mais equilibrada seria a de que ambas as explicações merecem ser escrupulosamente abordadas em seu relacionamento mútuo, o que nos dá uma agenda criativa para o debate entre ciência e religião.”

Dr. John Polkinghorne

Leia o texto completo aqui:

http://www.ultimato.com.br/?pg=show_conteudo&util=1&categoria=5&registro=993&pagina=1

A fé tem que ser algo além da razão, e não contra a razão, como alguns fundamentalistas querem que ela seja.  Mas admitir que nosso conhecimento sobre as formas de atuação de Deus no mundo, pode ser refinado pela ciência e por todas as formas de conhecimento que o ser humano é capaz de produzir, talvez seja demais para o orgulho de certos religiosos. Eles não admitem abrir mão do monopólio sobre Deus, que em certos casos lhes traz altos lucros.  Preferem se manter à margem e manter os fiéis à margem, transformando, muitas vezes, os seguidores da religião em pessoas alienadas,  totalmente deslocadas do mundo em que vivem. E sendo assim, essas pessoas acabam se tornando presas fáceis para líderes manipuladores.

Relacionamento mútuo entre ciência e fé, implica em diálogo. Não há como haver relacionamento sem diálogo, e não existe diálogo quando um dos lados se julga o dono absoluto da verdade. Quando um lado se posiciona como dono da verdade, o outro acaba também enrijecendo sua posição, e não há avanço em sentido nenhum. Alguns, nesses casos, tentam impor seus pontos de vista pela força. Outros, tentam impor seus pontos de vista, dizendo que falam em nome de Deus.

E assim caminha a humanidade… para onde?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: