Batismo por procuração??

Conversando com um católico que está sendo seduzido pelo mormonismo, perguntei a ele se acreditava que uma pessoa viva podia se batizar no lugar de uma que morreu sem ter aderido ao mormonismo. A chamada doutrina do batismo por procuração dos mórmons. Fiquei pasma quando ele disse: isso é bíblico!

Como assim, é bíblico? Então quis saber onde estão as passagens bíblicas que atestam essa doutrina. E ele respondeu:

1 Pedro 4:6 e 1 Coríntios 15:29

1 Pedro 4:6 diz: “Porque por isso foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus, em espírito.”

Ele alegou que Jesus esteve no inferno, batizou todos que estavam lá, e todos foram salvos. Mas não é isso que o texto citado diz. O texto diz que eles ouviram a pregação do evangelho, mas não fala que todos foram batizados e salvos pelo batismo. Sequer menciona quantos foram salvos. Logo, justificar o batismo por procuração mórmon com essa passagem, é absurdo.

Já 1 Corintíos 15:29 diz: “Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?”

Nosso amigo católico alegou que essa passagem está se referindo a cristãos que se batizavam pelos mortos. Note que Paulo se refere “aos que se batizam pelos mortos”, mas não inclui a ele mesmo entre essas pessoas. Provavelmente essas pessoas não eram cristãs, pois alguns grupos pagãos da época, tinham esse hábito de se batizar pelos mortos.

Pensa comigo: se uma pessoa pode ser batizada por procuração depois de morta, por que Jesus falou sobre o “ide” e a necessidade de pregação do evangelho? Se essa prática fosse realmente bíblica, nenhum cristão precisaria falar sobre Jesus, era só esperar que seus parentes morressem, e se batizar no lugar deles. Uma única pessoa da família que se convertesse ao Cristianismo, poderia se batizar por todos seus parentes falecidos sem Cristo. Mas os cristãos não fazem isso. Não fazem, porque simplesmente essa doutrina não é cristã, e sim pagã.

E outra, não é o ritual do batismo que salva, o Novo Testamento deixa claro que a salvação é pela fé, e que a fé é dom de Deus. E também deixa claro que antes de ser batizada, a pessoa deve crer. Logo, é totalmente anti-bíblica essa doutrina de se batizar no lugar de outra pessoa. Assim como eu não posso beber água no lugar de outra pessoa, nem me alimentar no lugar dela, nem pensar no lugar dessa pessoa, também não posso crer no lugar dela, nem orar em seu lugar, muito menos me batizar por ela. Qualquer coisa que se diga em contrário, não é doutrina cristã. Todas as escolhas e decisões a respeito da vida cristã, são pessoais e intransferíveis.

A doutrina do batismo por procuração pode parecer muito atraente, muito sedutora, bonita, talvez até vantajosa. Já pensou, você se batizar e proporcionar salvação a todos os seus parentes que já morreram? Mas é a mais pura ilusão,  e eu, prefiro a verdade no lugar da beleza das falsas doutrinas.

Anúncios

One Response to Batismo por procuração??

  1. Luciana Casa Grande disse:

    Perfeito! nunca soube que havia esse tipo de batismo. Recentemente me batizei na igreja adventista do sétimo dia e antes disso era católica. Assim como você, prefiro a verdade das sagradas escrituras do que as doutrinas sem fundamentação alguma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: