Amor: ame-o ou deixe-o…

Você sabe amar? Um dos trechos mais citados quando se fala sobre amor cristão é o que Paulo escreveu em 1 Coríntios 13…

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”

Você pode fazer as boas obras mais espetaculares do universo, ser a pessoa com a fé mais poderosa do planeta… mas se não fizer com amor, você não é nada…

E não estou falando desse amor da boca pra fora, mas daquele famoso amor que é amar ao próximo como você ama a si mesmo. Tão famoso quanto pouco praticado. Acaba ficando apenas nas palavras. Necessário é ultrapassar as palavras, arrancá-las do papel e fazê-las se transformarem em realidade. Tirá-las do nosso discurso bonito e mostrá-las nas atitudes. A quem muito ama, muito mais se perdoa. Isso foi o que Jesus disse, quando foi censurado por se deixar ungir por uma prostituta. Tudo foi perdoado, porque o gesto dela tinha sido de puro amor. Não espere as pessoas serem perfeitas para amá-las, lembre-se de que você também não é perfeito. E certamente gosta de ser amado do jeito que você é.

Você consegue demonstrar o amor de Deus pelas pessoas, amando-as? Às vezes um pequeno gesto contém mais desse tipo de amor que uma grande oferta em dinheiro. Coisas pequenas, gestos mínimos, e que passam quase sempre despercebidos, podem representar tudo na vida de alguém. Podem fazer toda a diferença. Muitas vezes podem ser a diferença entre a vida e a morte. A Palavra diz que aquele que não ama, não conhece a Deus. E o amor é um dos frutos do Espírito, talvez o mais difícil de ser cultivado. Está junto com a alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, doçura, domínio de si mesmo. (Gálatas 5)

Você acha que não pode? Que não é capaz? Tenho algo chocante para lhe falar: você DEVE! Saiba disso:

“Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.” (I João 4:8-16)

Amar para o cristão é um DEVER! Claro que você pode escolher não cumprir seus deveres, aí é problema seu… Talvez você prefira ficar apenas com os dons espirituais, afinal dons são presentes gratuitos e você não precisa cultivá-los como os frutos. Cultivar os frutos espirituais, dá bem mais trabalho. Exige a SUA participação.

Mas vale a pena. Muito.

Anúncios

One Response to Amor: ame-o ou deixe-o…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: