Porque eu não sigo mais a Bíblia

por Renato Cavallera

Muita gente me pergunta porque não sigo a Bíblia para servir a Deus. Basicamente é porque o livro sagrado é mais um relato histórico sobre Jesus e seus discípulos do primeiro século do que uma lista de regras para se crer em Deus. A Bíblia é, além de extremamente machista e em vários pontos totalmente contraditória, um livro escrito por e direcionado para as pessoas na época de sua confecção, NÃO há como toma-lo como a palavra final para se servir a Deus, a não ser que você queira parecer um maluco.

Jesus fala na própria Bíblia que Ele é o caminho, a verdade e a vida, e quem for a Ele será salvo, além da mesma falar que a Graça, dada por Jesus na cruz, nos libera de seguir não só “a lei”, mas de fazer qualquer sacrifício ou seguir regrinhas para servir ao Pai verdadeiramente. Em outras palavras, facilitou para nós. Só o fato de várias igrejas afirmarem veementemente que termos que fazer sacrifícios para conseguir uma benção (exemplo: dízimo, jejum, deixar de fazer algo que goste, deixar de viver a vida que Deus lhe deu, “disciplinar” quem é pego em pecado apesar de todos sermos pecadores) já está ressuscitando a lei, porque os judeus faziam exatamente igual, onde está o amor de Deus nisso? Não é melhor sacrificar logo um cordeiro para sermos perdoados de nossos pecados?

As igrejas dizem que somos obrigados a dar dízimo (velho testamento), a fazer sacrifícios para agradar a Deus e conseguir bençãos (velho testamento), a tomar a ceia (novo testamento), que devemos ser bonzinhos para que Deus olhe para nós (novo testamento) e por ai vai com outras centenas de regras para podermos “agradar a Deus”, fazendo da Bíblia não o relato do sacrifício de Cristo, mas sim um grande manual de instruções de como se chegar a Deus, exatamente como faz a Igreja Católica que os evangélicos tanto apedrejam.

Não adianta nada Jesus morrer na cruz e rasgar o véu da lei se os que dizem crer em Deus criam novas leis a serem seguidas. Estão simplesmente negando a cruz e pedindo para que Jesus sofra na Via Crúcis novamente sem nenhuma necessidade. Se querem fazer um novo tempo da lei, então que aturem Deus não tolerando desvios das ordens, tirando a vida de quem desobedece e destruindo cidades pecadoras.

Uma das coisas que mais me revolta é que para certas igrejas, algumas partes da Bíblia tem que ser seguidas a todo custo, não importando se são ordens da lei ou idéias dos apóstolos, mas existem outras que são esquecidas, devido ou a comodidade do fundador da doutrina para não afetar sua área de conforto ou por simplesmente não encaixar com os modos de hoje em dia. Ou você segue a Bíblia ou não, não existe meio termo, só o fato dos pastores escolherem como seguir e se deve seguir tão versículo bíblico já mostra a fragilidade do “sistema”. Achei na internet uma minuscula listinha, aqui você encontra algumas regrinhas absurdas do velho testamento totalmente impraticáveis hoje em dia.

Muitas pessoas acham que por estarmos no tempo da Graça não há dessas regrinhas no Novo Testamento. Eu sinceramente não tive paciência para procurar no Novo Testamento todo algumas dessas novas leis para se encontrar a Deus, mas Paulo em sua imensa vontade de mandar nos outros e de querer tudo do jeito dele criou várias, falando desde a quantidade de bebida alcoólica a ser ingerida por cada “tipo” de membros da igreja até passagens que fala que mulheres devem ficar em casa e não podem participar de atividades na igreja e que devem cobrir a cabeça, sendo então os homens proibidos de usarem cabelo comprido. Em 1 Co tem uma enxovalhada de regrinhas feitas por Paulo impossíveis de serem seguidas hoje em dia. Se não as cumprirmos vamos para o inferno? Jesus morreu pra que?

Pedro, o mesmo que negou a Cristo três vezes mesmo estando tão próximo a Ele, também era outro que não parecia seguir muito aos ensinamentos de Cristo, lembro de um versículo em que ele fala a uma igreja que “os que estão de fora devem ficar de fora” e incita as pessoas a não ama-los e nem buscar converte-las. Jesus por outro lado não veio aqui para mandar nos outros, nem tampouco criou leis ou regras, pelo contrário, quebrou a todas e não criou nenhuma. Eu sinceramente prefiro seguir a Jesus do que a um pastor ou apóstolo tão humano e pecador quanto eu. Cristo deixou apenas o mandamento único, que mais parecia um pedido do que uma ordem: o amor.

O que quero dizer é que a Bíblia foi escrita por pessoas como você e eu: humanos pecadores, e esses humanos pecadores dependem seu relacionamento com Deus de acordo com que cada um deles distintamente entende sobre a Bíblia e geram assim milhões de entendimentos diferentes para cada passagem. Essa história da Bíblia ter sido escrita devido a inspiração divina é quebrada quando Paulo encerra suas cartas com um “é segundo meu intendimento”, em outras palavras um “eu acho que é isso”. O exemplo de Pedro que dei também mostra a imperfeição da mesma, além das várias contradições da Bíblia como as duas mortes de Judas e a Ceia que não se pode tomar por ninguém, pois todos somos pecadores. Se é inspirada divinamente significa que Deus é imperfeito? Que errou nessas partes contraditórias?

Deus não é uma lista de regrinhas, uma denominação, ou o que alguém acha melhor para você, Deus é tudo isso que você está vendo e tudo que você não vê também. É seu suor, sua lágrima, seu sorriso e o por do sol, é a chuva lá fora e o coração batendo acelerado, é a vida, o amor e o começo, meio e fim de tudo, e principalmente: é o nosso Pai. Pergunto se seu pai biológico cuidou de você e te criou ou ele pegou um livro e ficou obedecendo tudo que o livro falava para te criar? Quando se fala em “o Senhor é meu Pastor e nada me faltará” não se fala “A Bíblia (troque por Edir Macedo, Valdemiro ou qualquer besteira que vier a cabeça) é meu pastor e nada me faltará”.

Deus teve inteligencia para criar a complexividade do seu corpo e de todo o universo, creio que ele pode cuidar de você também. Confie nele, e o mais Ele fará.

Não falo em largar a Igreja, nem muito menos deixar de ler a Bíblia, há muitos bons ensinamentos nos dois, mas não são a palavra final, não operam milagres e não salvam a sua vida.

Deus tem que ser a sua vida e não a consequência de sua freqüência na igreja, das palavras de um líder ou de sua leitura bíblica diária. Dê a César o que é de César, mas dê a Deus o que é Dele: o seu amor, ai sim, o que acontecer em sua vida é consequência.

Opinião sobre Porque eu não sigo mais a Bíblia – Renato Cavallera

About these ads

2 respostas para Porque eu não sigo mais a Bíblia

  1. thais feitosa disse:

    Meu amigo(Renato Cavallera) se você não TEM fé o bastante para seguir aos aos mandamento de Deus tudo bem, problema seu , mas escrever sobre esse ponto vista seu como se você estivesse certo ,onde vários irmão vão ter acesso e muito errado ,pois você pode influênciar eles a seguir seu erro porque você não engole suas palavras seria o melhor pra muita gente!!!!!! GRAÇAS A DEUS QUE ESSE SEU TESTO NÃO VAI ABALAR NEM UM POUCO A FÉ QUE EU TENHO em DEUS E SEUS ENSINAMENTOS E LEIS QUE SÓ TEM A ACRESCENTAR NA VIDA DE UM CRISTÃO RUMO A VIDA ETERNA!!!!

  2. Luana disse:

    Caro Renato, fico perplexa, mas não abalada com seus argumentos sem nenhum fundamento sobre a bíblia e sobre a condulta de Jesus. Espero que tenha postado tal relato apenas para chamar atenção e sinceramente espero que não seja tão leigo a ponto de realmente acreditar que a bíblia não é uma revelação de Deus para a vida do homem, pois me parece que você conhece um pouquinho a palavra, mesmo que não tenha raíz no seu coração você já ouviu falar a respeito da salvação e certamente não é mais inocente. É uma pena que rejeite, mas quer você queira ou não a profecia é real e se cumpre nos nossos dias. Além disso, a bíblia é nada mais nada menos, que um livro que trata de ética, condulta, família, relacionamentos, vida com Deus e tudo mais que um ser humano precisa para viver aqui na Terra e no céu. E um livro tão magestoso, completo e perfeito escrito a mais de 2000 anos e o mais vendido do mundo até hoje, só poderia ter sido uma inspiração divina, sem outra explicação.
    Abraço, Deus o abençoe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: