África…

Em que situação se encontraria o continente africano hoje, se os missionários “cristãos” que lá chegaram, tivessem sido realmente CRISTÃOS, seguidores verdadeiros de Jesus, e não adoradores do dinheiro? Em que situação o continente africano estaria hoje, se tanto católicos como protestantes, não tivessem chegado na África como monstros devoradores de riquezas e traficantes de escravos?

A cristandade européia é responsável pela miséria do continente africano? Sim!

Se o inferno existe, deve estar lotado de papas, bispos, padres, cardeais, monges, frades, pregadores, missionários e soldados supostamente cristãos, que exterminaram populações africanas inteiras, populações indígenas norte-americanas, centro-americanas e sul-americanas inteiras, supostamente em nome de Deus. Com requintes de crueldade, verdadeiros genocídios, um banho de sangue abominável, coisas que estão bem longe da compaixão e da misericórdia que Jesus pregou. Hitler nem se compara com eles em termos de crueldade, embora também tenha contado com a anuência silenciosa da igreja católica.

Um indígena americano, antes de ser morto, e diante de um padre que tentava convencê-lo a aceitar Jesus em seu coração antes de morrer, para poder ir para o Céu, respondeu simplesmente: “Se o Céu é o lugar para onde vão os cristãos, eu não quero ir para lá.”

O suposto cumprimento do “ide e pregai o evangelho a toda criatura” foi a maior desgraça que poderia ter acontecido para as populações nativas africanas e americanas.

A igreja certamente não pode reclamar nem estranhar a fama que os missionários cristãos possuem até hoje. Também não pode reclamar dos que sentem verdadeira aversão pela religião, depois de tomar conhecimento de tais fatos, que por mais que ela esconda, jamais serão apagados da história da humanidade. Se a religião cristã foi capaz de tais coisas, pensando primeiro em interesses comercias, financeiros e territoriais, e não no reino de Deus, não pode mesmo esperar ser bem vista pelo mundo.

95 respostas para África…

  1. marcio disse:

    concordo plenamente

    • vitória disse:

      eu não concordo com isso nunca mesmo vcs tem direito de dizer suas opinioes mas digo sou protestante!
      mA Ñ É POR CAusa disso que tem essa miseria o problema é que precisamos ajudar e ñ só ficar falando!

    • Naira Priscila disse:

      Ridiculo é qualquer ser humano criticar a Deus por situaçoes que ele próprio causou.Quem escreveu isso é um perfeito idióta e não sabe com certeza o que diz, devia aprender mais antes de se aventurar na net.Como pode falar mal de um Deus que enviou seu proprio filho para a morte por amor a nós.Ai eu pergunto, o que vc tem feito por Jesus para se colocar em posição de criticar seus servos?

  2. lorena disse:

    ei achei muito bom essa frse que diz no comesso CRISTÃOS, seguidores verdadeiros de Jesus, e não adoradores do dinheiro? se os puliticos desem o dinheiro que eles robarão durante todos esses anos daria de diminuir a morte de crianças que cada dia morre que deus ajude eles em nome de jeusus

  3. thais raquel menezes dos santos disse:

    eu nao concordo!!voceis só criticam mais eu acho que se os missonarios saem de seu conforto onde eles moram se divertem …… para ir para africa roubar de quem?? de quem nao tem nem pra comer?só vai quem tem amor pelo outro nao é isso que diz na biblia” amai o teu proximo como a você mesmo”agora o que é um absurdo é quem nao faz nada pra ajudar e critica quem ajuda !se você nao se dispõe deixa quem quer ir !

    • Andrea disse:

      Prezada Thaís,
      Você leu o que escrevi na postagem? Falei na postagem de uma época onde o que definia as coisas era o imperialismo europeu na África, numa época onde havia sim muita riqueza a ser explorada por lá, e que foi parar na Europa, com a ajuda efetiva dos “missionários” cristãos que lá chegaram. Queira você ou não, esses “missionários” contribuíram para a atual miséria que assola o continente africano hoje, porque pensaram no imperialismo antes de pensar em Jesus e nos valores cristãos. Se eles tivessem pensado primeiro no Reino de Deus e na Sua justiça, as coisas teriam sido bem diferentes. De forma alguma estou criticando os verdadeiros missionários cristãos. Leia direito, por favor.

    • Henrique disse:

      Thais, você é muito burra hein… puta que o pariu

    • Ceissa disse:

      Gostei da resposta Thaís, pois, é realmente o que acontece com quem realmente faz algo por alguém.Aqueles que criticam talves nunca nem pisado ao menos os pés naquele lugar pra sentir a realidade do que eles passam.Tenho certeza que se esses críticos souber algo podre da Política ou das autoridades armadas, jamais eles iriam revelar porque, ou teria medo ou cairia na tentação de serum um deles( corruptos que não tem coração solidaridário.).

      • Andrea disse:

        Prezada Ceissa,

        Se você concordou com a Thaís, é porque também, como ela, não leu o texto inteiro, ou, se leu, não entendeu nada. Então, vai para você a mesma resposta que dei para a Thaís.

        Falei na postagem de uma época onde o que definia as coisas era o imperialismo europeu na África, numa época onde havia sim muita riqueza a ser explorada por lá, e que foi parar na Europa, com a ajuda efetiva dos “missionários” cristãos que lá chegaram. Queira você ou não, esses “missionários” contribuíram para a atual miséria que assola o continente africano hoje, porque pensaram no imperialismo antes de pensar em Jesus e nos valores cristãos. Se eles tivessem pensado primeiro no Reino de Deus e na Sua justiça, as coisas teriam sido bem diferentes. De forma alguma estou criticando os verdadeiros missionários cristãos. Leia direito, por favor.

        Aos próximos que vierem, favor ler o texto e entender, antes de vir aqui falar que eu estou criticando quem está lá atualmente, tentando ajudar. Estou falando do PASSADO da exploração europeia do continente africano, do PASSADO. Impressionante a dificuldade que as pessoas têm em interpretar texto.

    • Fernanda disse:

      Concordo, com você Thais.
      Só sabem criticar , e ajudar que é bom nada!!

  4. mylena disse:

    É realmente um abisurdo muitas pessoas reclamando da vida que tem e muitos nao sabem do muitos outros países estão passando .A vida na africa e realmente muito triste pq vidas estao morrendo e muitos documentarios que deveriam ser divulgados nao sao divulgados a muitas poucas fontes escritas e nao escritas sobre esta história e e esse meu comentario

  5. durvalino morelato filho disse:

    sabe os pises ricos sugam os paises pobre e ningiem fais nada e os ricos engolindo os pobres

  6. Reuter de J. m. de Sousa disse:

    Eu concordo plenamente com a Thaís. É muito fácil criticar. Mas ir à luta que é difícil.Uma pessoa para largar o conforto do seu lar, o convívio da sua família para ir para a África, só tendo o chamado Divino. Acho que você foi muito infeliz no seu comentário. O problema da África é o culto aos demônios. Todos sabem que o candomblé, umbanda, quimbanda e todas essas seitas satânicas tem origem na África. Então ela própria é culpada pelos seus problemas. E outra coisa é a forma como você coloca as coisas, faz o uso generalizado em relação aos cristãos, ou seja, coloca os missionários da igreja católica no mesmo patamar dos evangélicos.Se os missionários católicos agiram de forma gananciosa e com requintes de crueldade, eu tenho certeza que os missionários evangélicos jamais fariam dessa maneira. Quando você usar o termo missionário cristão, favor acrescentar a palavra católico, ou evangélico, para haver distinção das coisas.

    • Andrea disse:

      Prezado Reuter, se vc conhecesse um pouco de história, saberia que os missionários protestantes não fizeram melhor que os católicos. Contribuíram com o apartheid e a exploração imperialista dos negros pelos brancos europeus, tanto quanto os católicos. A história nos mostra isso, não adianta agora vc querer tampar o sol com a peneira tentando dizer q os evangélicos foram diferentes. E vc pelo jeito não leu direito o que escrevi, pois minha postagem fala sobre “missionários” do passado, que serviram ao imperialismo, e não a missionários de hoje que estejam lá tentando ajudar. Conheça a história e verá que o fato de ser protestantes não impediu os missionários de serem preconceituosos e servirem ao imperialismo europeu em vez de servir a Cristo. Contra fatos, não há argumentos. E alegar que eles são culpados da própria pobreza é a forma mais fácil de se isentar da responsabilidade. Os pobres brasileiros também são culpados da própria pobreza? Não é o sistema desigual e injusto que torna uma maioria pobre e uma minoria rica? Não é verdade que as riquezas africanas foram todas parar na Europa? Não aconteceu o mesmo aqui no Brasil? E não é verdade que tanto católicos quanto protestantes tiveram responsabilidade nisso? Basta estudar a história de forma imparcial, para detectar isso. Os protestantes fizeram igual, em alguns casos, até pior que os católicos. Procure se informar melhor.

      • Ana disse:

        Prezada Andreia
        Se voce quer passar a ideia de “antigamente”, mil oitocentos e não sei o que, lhe peço que encarecidamente coloque data no texto. Tanto nesta época, quanto hoje, se fazem missões na África. Porque realmente o texto passou a ideia do agora, ou alguns 30 anos atras!
        Logo, não vai ter pessoas dando pitacos errados no teu texto! Boa saída!
        Deus abençoe!

      • Andrea disse:

        Olá, Ana,
        Acredito que a forma como escrevi deixa claro que estou falando dos missionários do passado, porque cito a escravidão inclusive. Falta atenção das pessoas na hora de ler.

    • Andrea disse:

      Veja esse texto por exemplo:

      “Os anglicanos da Christ Church, situada no Rio de Janeiro, não só eram donos de escravos, como fizeram batizar nos ritos da Igreja Anglicana os pequenos escravos nascidos em seu poder. Seguindo uma prática dos senhores de escravos brasileiros que batizavam suas peças aos montes, dando-lhes nomes cristãos, os anglicanos também buscaram cristianizar seus escravos. No livro de registros de batismo da Christ Church em 24 de janeiro de 1820, está assentado o batismo de “Thereza, filha de Louisa -escrava negra, nativa de Manjoula, África- propriedade de James Thonton”, um comerciante inglês. Em 11 de maio de 1820 foram batizados 11 escravos do fazendeiro Robert Parker. Na Igreja que se reunia em Morro Velho, sua congregação possuía escravos e alguns chegaram também a ser batizados. Há registros de batismos de escravos domésticos de John Alexander em 1830 e do Coronel Skerit em 1833.

      Não foram só os Anglicanos coniventes com a escravidão negra no Brasil. Outras igrejas históricas também participaram dela. Os primeiros colonos batistas eram favoráveis e foram proprietários de escravos. Em Santa Bárbara D’Oeste, primeiro núcleo batista, o trabalho escravo existiu como mão-de-obra usada na agricultura e em tarefas domésticas. Os colonos batistas eram senhores de escravos, a exemplo da Senhora Ellis, dona de um sítio e que providenciara hospedagem nos primeiros meses ao casal de missionários W. Bagby, fundador da Primeira Igreja Batista do Brasil. Os metodistas, defensores dos direitos humanos e da abolição do escravismo na Inglaterra e nos EUA, ao chegarem no Brasil acomodaram-se ao ambiente escravista e quase nada fizeram com repercussão pública, em favor dos escravos. Conforme um estudo sobre o metodismo brasileiro durante o período que antecedeu, ou mesmo depois da “libertação dos escravos,” a Igreja Metodista jamais chegou a defender oficialmente sua posição em relação à escravidão no Brasil. Os primeiros Presbiterianos, também sulistas, conservaram-se por muito tempo fiéis à lembrança de sua causa nacional, um destes missionários presbiteriano sulista se havia conservado tão firme em suas convicções que, quando em 1886 o presbiteriano Eduardo Carlos Pereira publicou uma brochura em favor da abolição da escravatura, ele escreveu um verdadeiro tratado anti-abolicionista. Dos luteranos sabemos que os primeiros escravos negros da Colônia Alemã Protestante de Três Forquilhas entraram por volta de 1846, por iniciativa do pastor Carlos Leopoldo Voges. Outros colonos protestantes copiaram seu exemplo (Mittmann, Hoffmann, König, Grassmann, Kellermann, Jacoby, Schmitt e outros).

      O fundamentalismo das denominações protestantes dos EUA se transformou em terreno fértil para justificativas da escravidão, que buscavam embasamento doutrinário para apaziguar a consciência dos escravocratas do sul. Citando a história de Noé, identificavam a maldição de Cam, por ter surpreendido o patriarca nu e embriagado, como a maldição dos negros. Os principais agentes da imigração norte-americana para o Brasil foram pastores protestantes do Sul dos EUA, a exemplo do Rev. B. Dunn, que via no Brasil uma nova Canaã, a terra prometida onde os confederados derrotados na Guerra de Secessão poderiam reconstruir suas vidas, seus lares e suas propriedades incluindo a mão-de-obra escrava. Pelo menos cerca de 2000 a 3000 sulistas se deslocaram para São Paulo. O aceno de encontrar terras em abundância com mão-de-obra escrava certamente foi decisivo para que famílias inteiras, acostumadas a um estilo de vida escravista, se deslocassem do sul dos EUA para o sudeste brasileiro.

      De uma maneira geral os protestantes no Brasil só tomaram uma posição contra a escravidão quando à abolição já era unanimidade na sociedade brasileira. Mesmo os poucos protestantes que se posicionaram favoráveis à abolição o faziam como uma questão moral e religiosa. Eram incapazes de atitudes mais concretas, que de fato propiciassem soluções ao problema do escravismo, que até os nossos dias tem gerado grandes conseqüências, onde grande parte da população negra vive a margem da sociedade. Os negros se viram largados no interior de uma sociedade fundada em bases racistas. Libertos foram preteridos do mercado formal de trabalho em nome de um projeto elitista de branqueamento do país. Tiveram que disputar com o imigrante europeu até mesmo as mais modestas oportunidades de trabalho livre, como a de engraxate, jornaleiro ou vendedor de frutas e verduras, transportadores de peixe e carregadores de sacas de café, etc. As mulheres garantiram a sobrevivência da família trabalhando, tanto ontem como hoje, como domésticas, faxineiras, babás, doceiras, cozinheiras, lavadeiras e outras atividades similares. E a igreja ainda no seu silêncio.”

      http://perdaopovonegro.blogspot.com/2008/01/pedir-perdo-ao-povo-negro.html

      “Os séculos XIX e XX foram, de facto, os grandes séculos de implantação missionária, que atingiu não só as terras da costa, mas também o interior. Toda esta acção, no entanto, foi favorecida por razões bem diferentes das causas evangélicas. Ela beneficiou do «boom» expansionista europeu do séc. XIX, ávido de garantir as fontes das matérias-primas, e que, para o efeito, em 1885, se limitou a dividir o Continente, a «régua e esquadro», atingindo populações cujas culturas se regiam por lógicas de geografia humana. O resultado foi a marcação artificial de fronteiras, com desequilíbrios de diversa ordem e consequências que, depois das independências, conduziram a focos de tensão e guerras fratricidas, com saldo de milhões de mortos, estorpiados e deslocados.”

      http://pt.shvoong.com/books/602257-2000-anos-cristianismo-em-%C3%A1frica/

      algumas igrejas protestantes no passado eram muito mais racistas do que os católicos.

      A Klu Klux Klan, entidade racista que existe até hoje nos EUA, é de origem protestante…

      Os protestantes holandeses que chegaram na África do Sul, geraram o apartheid. Precisa falar mais alguma coisa?

    • Andrea disse:

      Vale a pena também dar uma olhada nessa reportagem da Veja, de maio de 1948, falando sobre o apartheid se tornar lei na África do Sul, tendo um primeiro-ministro que era ao mesmo tempo, pastor protestante.

      “Uma aliança entre os partidos Nacional e Africâner deve dar origem ao novo governo, com o líder Daniel François Malan, um clérigo protestante, como seu primeiro-ministro. Todos os partidos são formados somente por brancos e com votos apenas de brancos – os negros não podem nem chegar perto das urnas. Mas havia uma diferença fundamental entre os grupos rivais na eleição: a turma de Malan fez campanha com o compromisso de implementar um conjunto de políticas cujo objetivo final é isolar de vez a população de cor. Essa linha doutrinária vem sendo chamada de apartheid, o equivalente ao termo “separação” no idioma africâner, falado pelos brancos sul-africanos.”

      http://veja.abril.com.br/historia/israel/internacional-africa-do-sul-apartheid.shtml

      “Os crentes, em geral, rejeitam as religiões afro por considerarem-nas demoníacas, dada sua inspiração em espíritos ancestrais e divindades ligadas à natureza. Na sua opinião, isto é manifestação racista?
      É aí que está. Hoje, fazemos uma satanização da cultura afro como um todo. A gente não procura diferenciar religião afro de cultura afro. Religião afro, como qualquer outra religião, pode ser demoníaca. O protestantismo alemão na época do nazismo não era menos satânico do que a religião afro. E o cristianismo holandês na África do Sul, que legalizava o apartheid, era menos satânico do que os cultos de matriz africana? Toda religião tem erros, ora. Mas também tem acertos e belezas – e isso acontece tanto com as religiões afro quanto com o nosso cristianismo. Veja a musicalidade dos negros, a alegria que eles têm diante da vida. Suas danças são inspiradoras. E por que que eles são obrigados a celebrar Deus à maneira dos europeus e não à sua própria? Durante séculos, tivemos essa opressão contra os negros na África, e a transpusemos para o Brasil. Repito: é mais uma questão ideológica do que teológica.”

      http://www.eclesia.com.br/revistadet1.asp?cod_artigos=445

    • Henrique disse:

      daí quando eu falo que o Brasil tá uma merda por causa desse povo ignorante que nunca abriu um livro de história e prefere ir pra igreja dar dinheiro pro pastor, ou senão ir pro bar tomar uma cachaça, aí ninguem acredita…
      À merda você Reuter

  7. Como estou começando agora minha vida de missionaria, fiquei perplexa com esses comentarios. De uma coisa tenho absoluta certeza, que ouveram muitas falhas dos propositos que os “missionarios” tinham no coração. Obrigada Andrea Jesus continue te abençoando, essa visita só me fez criar coragem para ler mais, pois hoje descobri que sou leiga demais. beijos ea pz do Senhor.

  8. ruth disse:

    pessoal temos que esquecer o passado e bola p frente…
    que atire a primeira pedra quem nunca fez algo errado…
    assim,como somos humanos, erramos sim 9e muito0
    o que importa agora e nos concertarmos e ajudarmos os africanos q tanto precisam d nos…
    eles nao precisam d uma discurssão

    • sandra maia disse:

      eu não quero saber o que os cristão antigos fizeram, nem muito menos perder meu tempo em julgar as pessoas…… o ue importa é que agora sei que muitas pessoas vivem para cuidar da Africa, amar nossos irmãos africanos…. “basta a cada dia seu proprio mal”…. vamos cuidar dos vivos…… e perder menos tempo com discussões inúteis…… Deus os abençoe e a mim também

  9. Pâmela Trunfino disse:

    Esqueçamos do passado e ‘bola pra frente’. Bastante prático, não?
    Com toda certeza erramos, mas existem erros que podem ser evitados, e eu diria que ‘esquecer o passado’ seja um deles.
    Não considero a melhor escolha simplesmente apagar a história e viver a minha vidinha.
    Penso que estudar, ler e se informar não seja algo dispensável, portanto é importante sim uma discussão séria sobre o massacre sofrido pelos negros no passado, até porque até hoje eles sofrem as terriveis consequências.
    Não há dúvidas de que os africanos não precisam somente de discussão, mas quem é que disse que essa é a única coisa que estamos fazendo em relação a miséria africana?
    É preciso saber dos fatos, de toda a miséria e sofrimento ocorridos no passado sim!
    Porque ninguém ajuda aquilo que não conhece!
    E deixemos de lado a hipocrisia

  10. Thay Cristinne disse:

    Penso que realmento os “Cristãos” de antigamente não tinham intenção nenhuma de pregar o evangelho,e nisso englobo todas as religiões,a final, Jesus não pregou religião e sim a palavra do Pai.
    A ganância era evidente na epoca, ser rico era mais importante do que seguir os mandamentos, julgar o ser humano pela cor de sua pele é ridiculo e é o que eles faziam, sera que eles pensavam que os negros não eram criaturas de Deus???
    Admiro quem HOJE, e’capaz de sair do conforto de seus lares para realmente fazer o bem, e ir para pregar a palavra e não para explorar.
    Deus nos deu o livre arbitrio e sera que eles respeitavam isso??? sera que nod respeitamos isso?? Ou sera que impomos nossa opinião e não paramos para ouvir a opinião alheia?? Ha quem lute,porem ha os que destroem, uns tentam ajudar um continente, e outros tentam destruir outro continente,sera que nos dias de hoje todos ja compreenderam a palavra de Deus?? Sera que todos entenderam que somos irmãos em Cristo,e não importa a Religião?? É dificil imaginar a crueldade humana,e a que ponto chegamos com nossa subita ignorancia, mais, como vc mesmo disse…
    CONTRA FATOS NÃO HA ARGUMENTOS
    desculpa se ofendi alguem não foi minha intenção…

  11. Alessandra disse:

    Olá pessoas, achei um absurdo comentários sobre a cultura africana, penso que pra dar opnião sobre um assunto deve-se conhecer sobre o assunto. Absurdo relacionar religiões de matrizes africanas com cultos ao demônio. Pelo amor de Deus!!!! O Candomblé é a religião mais benéfica que ja estudei, e o tal Deus que todos falam é o mesmo Olorum que no dialeto YORUBÀ quer dizer Senhor do Universo. Deus é único, um só, com diferentes nomes em países diferentes. Pode até existir esse culto ao demônio, não conheço! mas posso afirmar que como candomblécista e estudante de culturas africanas esse tal demônio não existe para nós. Vão estudar, e se como vocês mesmos dizem todos somos irmãos deveriam ter vergonha de virar as costas para seres humanos que foram o ínicio de tudo. Por mais branco que qualquer um seja, acredite em seu DNA você é um pouco NEGRO! Acordem.

  12. Fabiano disse:

    Concordo plenamente, pois a biblia condena claramente todos os falsos pastores, dizendo claramente que tais não erdarão do reino de DEUS.
    Mas tambem temos que ter a conciencia que nem todos são maus, pois tem muitos que realmente veio pra pregar o evangelho da santa escritura.

  13. Mariaa Paula disse:

    Tadiinhos eles estao morrendo de fome, que Deus os iluminee’

  14. Relytsa disse:

    concordo plenamente.
    se esses cristao tamassem vergonha na cara isso nao
    estaria aconteçendo
    nesse pais que tem tudo pra ser maravilhoso

  15. Rafael disse:

    De quem a culpa? É eu não sei, mais é questão dos políticos e as nações se juntarem e ter conciênsia, que só juntos iremos acabar com o mal, não só na África como no mundo inteiro. E se tem culpados, agora na atualidade, não há 200 anos atrás, tem que punir agora!(não adianta brigarmos agora pra dizer quem é o culpado, temos que nos unirmos.

    Espero que vocês ententam o que eu quis dizer.

    Obrigado!

    • Andrea disse:

      Olá, Rafael, entendi sim o q vc quis dizer… a questão é que isso não está acontecendo…

      • nataly disse:

        Verdade seja dita, realmente não esta acontecendo nada pela PAZ e atravez desta mensagem poderiamos nos unir em prol dos Africanos e da Humanidade, somos a maioria e podemos vencer essa guerra junto pela solidariedade….
        Afinal somos nós que queremos a PAZ,AMOR,FELICIDADE, RESPEITO E DIGNIDADE….

  16. Junior disse:

    Andrea

    Parabéns pelos seus comentários, aliás, encontrei muitas prestezas nas suas palavras,porém, sugiro a você sair do be-a-bá, visto que a discussão está para mais de meses, enquanto nossos irmãos “miseráveis africanos”, estão às minguas, e a gente aqui discutindo sexo de anjo.

    Fracamente.Enxergo você como um dos ideais para a mudança do mundo; isto falo, pois bem sabemos que falar até papagaio fala; precisamos é de ação!!!.

    Desconsidere as minhas palavras insensatas, caso já esteja com a mão na massa.

    Abraços.

    • Andrea disse:

      Olá, Junior,
      Irmãos miseráveis não existem só na África, aqui no Brasil tem muitos também. Pode ter certeza de que eu faço a minha parte, e isso inclui também falar, pra tentar acordar as pessoas e levá-las a se mexerem, a enxergarem os outros em vez de ficar olhando o próprio umbigo.

  17. deysiane disse:

    entendo perfeitamente a nossa qrida andréia!!
    … mas a biblia fala q nem todo aquele que diz: “Senhor Senhor erdara o reino dos céus”!Jesus sempre foi bem claro falando que no meio de nós a muito lobo disfarçado de ovelha!!
    e não esqueçam: “missões se faz com os joelhos dos que oram, com os pés dos que vam e com as mãos dos que contribuem”
    se não podemos ir vamos orar para o Deus enviar, se não podemos contribuir vamos orar para Deus usar quem possa contribuir…
    pois os enqnto discutimos tem gente morrendo e precisando de nós!!!

  18. dani disse:

    quade o corveno!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. bruna disse:

    acho que independente de qualquer religião, nós como seres humanos deviamos nos juntar com o pouco que temos e dar um jeito nisso, pq ficar só falando e criticando religião não vai matar a fome deles, pq não se juntar e mandar alimentos a eles?

  20. djalma disse:

    Conheço a historia de um célebre missionário seu nome:
    Davi livingstone 1813-1873
    Breve relato, este homem passou 30 anos ná africa,nunca se esqueceu do alvo principal que era de levar CRISTO aos povos desse obscuro continente.
    Apos a morte deste missionario a sociedade missionaria mandou que buscassem o seu corpo para que fosse enterrado com honrarias, os africanos antes de liberarem o corpo de davi lhe abriram o peito e lhe arrancaram o coração e disseram:
    O corpo desse homem volta para o seu país mas o seu coração fica aqui na africa.
    Gravados no seu tumulo podem ser lidas estas palavras:
    O coração de livingstone jaz na africa, seu corpo descansa na inglaterra mas sua influencia continua.

    Achar assunto de pilantras que não tinham nada com CRISTO e só eram aproveitadores isso é facil, mas se procurarmos com diligencia vamos tambem achar algumas perolas como esta mencionada, este sim merece o nome de cristão, a biblia diz que proprio diabo se transfigura em anjo de luz para enganar os escolhidos, estes falsos evangelicos e oportunistas nunca tiveram um encontro com CRISTO é impossivel alguem que teve um verdadeiro encontro com Ele dar um mal testemunho do seu Reino.

    obs.não se engane este negocio de umbanda quimbanda candomble catolicismo e tudo culto a demonios se o homem não se converter ele esta fora dos planos de DEUS disse JESUS: EU SOU O CAMINHO PORQUE O RESTO É ATALHO , EU SOU A VERDADE PORQUE O RESTO É MENTIRA, EU SOU A VIDA PORQUE O RESTO É MORTE. oh gloriassssssssssssss DEUS ABENÇOE VCS

  21. jhenivan disse:

    pessoas sabem onde estar o problema ?nao é na relegiao nao é na politica nao é na cor ou raça,o problema estar dentro da gente…o homem julga ser tao inteligente e estar acabando com o nosso planeta. A palavra q eu encontro pra isso se chama Ganância,e a pobreza africana é resultado do nosso Demônio (ganâcia)…Agora sí é prestativo oque estamos fazendo discutindo onde estar o preblemas dos nossos irmaos q estao morrendo … eu nao sei !!! mais acredito q pra resolver um problema é preciso conheçer e discutir para existir !!!

  22. miriam disse:

    o que todos voces pensam fazer ou fazem para ajudar este povo africano? o que importa saber quem começou?, se foi cristaos ou protestantes, na minha muita ignorancia, ao cruzarmos os nossos braços para acusar temos uma grande parcela de culpa, de vemos fazer algo, o que? Perguntem cada um ao deus que seguem e o que ele(s) lhes disser(em) façam, a caridade não faz acepção de pessoas.Nunca esquecer que Jesus Cristo, sendo Filho do Deus Altissimo foi tentado, veja lá nós reles mortais……….

  23. Ted Lee disse:

    Amados, um dia o Senhor Jesus vai voltar, e tenho certeza que virá na sua glória com muita ira para acabar com aqueles que mataram, destruiram em nome D’Ele. Eu creio que muito missionários perderams uas vidas em meio a governos corruptos que naum permitiu que estes levassem as boa novas do evangélio e tambem a esperança para quem não sabe o que é a felicidade. Eu temo só de saber que Jesus está voltando porque como dizem na gíria, Ele vai cobrar a “pedra” aí meus irmãos não tem para onde correr. Fico feliz por saber que Ele preparou um lugar maravilhoso para passarmos a eternidade sem fome, doenças e miséria, Aleluia por isso. Vamos esperar para ver esse grande encontro. Que Deus vos abençoe…

  24. Andrea disse:

    Mais um texto sobre a KKK dos EUA:

    Como a história nos mostra, a KKK é uma instituição impregnada pelo racismo, preconceito e de índole criminosa. Agora, o que poucos sabem é o seu envolvimento com a religião, e não estamos falando de um grupo muçulmanos em um país de pouca cultura no meio da África, mas de uma organização terrorista ocidental, mas precisamente estadunidense e, pasmem, de famílias protestantes!

    O Sr. Simmons, como já o mencionamos acima, teve uma visão mística, onde via do lado de fora de sua casa hordas de cavaleiros vestidos de branco galopando pelo céu, imediatamente entendeu que Deus lhe estaria dando um sinal. De joelhos dobrados, prometeu a si mesmo que haveria de encontrar uma organização que fosse um monumento vivo da KKK. Esperou quatro anos até que tivesse a oportunidade de dirigir uma estranha cerimônia, em 1915. O evento ocorreu em Stone Mountain, não muito longe de Atlanta, na noite do Dia de Ações de Graça. Simmons e quinze amigos subiram a montanha, construíram apressadamente um altar de pedras e colocou sobre ele uma bandeira Americana, uma Bíblia aberta, uma espada desembainhada e um cantil de água. Ao lado, erigiram uma cruz de madeira e atearam-lhe fogo. Então, sob aquela luz das chamas, todos se ajoelharam e fizeram o sagrado juramento de Fidelidade ao Império do Invisível, Cavaleiros da Ku Klux Klan. Assim que a KKK se reencarnou, Atlanta se tornou sua sede estrutural e Stone Mountain sua sede espiritual. Em três anos conseguiu alistar 1,5 mil homens nos estados de Alabama e Geórgia. Em 7 de junho de 1920 a instituição passa para as mãos do Jornalista E. Y. Clake, o qual recebeu plenos poderes para reconstruir a organização. Conservador e radical, ele fixou nas mentes e corações de seus seguidores quem eram os seus inimigos e projetou idéias para travar a batalha. Ele mobilizou as forças da Klan numa campanha, principalmente, contra os negros, judeus e estrangeiros, também desenvolveu uma antipatia pela Igreja Católica. A idéia deu tão certo que, em 1922, a KKK somou um milhão de membros e se tornou um importante grupo de pressão.

    Ainda hoje, para se tornar membro da KKK é preciso: Não ser Judeu, ser branco, defender a pátria até as últimas conseqüências e seu um bom cristão (diga-se protestante). Existe um site da Klan nos EUA onde eles se intitulam como a Igreja da KKK.

    http://www.pilb.t5.com.br/kkk01.htm

  25. ianara disse:

    Que Deus tenha misericordia daqueles que não sabem o q falam… como nossos irmãos em cristo falaram ‘ falar ate papagaio fala’ dificil é sair do seu lar, da sua base e viver no meio de tamanha miseria, levando o minimo que podemos o amor de Deus por todos, é facil falar do amor de Deus quando tudo esta bem, dificl mesmo é provar q o amamos nas dificuldades… Missionarios continuem fazendo o trabalho de vcs – ide e pregai o evangelio a toda criatura.

  26. Marcelo Couto disse:

    Eu, simplesmente não concordo com algumas das coisas levantadas nesse texto, mas uma coisa e certa se existem tais misérias na áfrica, são simplesmente a influencia de ordens, européias, que ao colonizares continentes, acharam que áfrica seria um continente de animais, [escravos] então não fizeram muitas das transformações que hoje vemos em vários outros países de primeiro mundo.
    Papas, arcebispos, cristãos, e outras ordens religiosas, não fizeram nada, por motivos, das quais eram inguinorantes, mais estamos em outra décadas, anos se passaram, novas ordens religiosas, se fundiram, outras cresceram,, esses tais papas que no texto cita, hoje a igreja católica é considerada ainda, uma das maiores igrejas do mundo, vários católicos, existem espalhados,, então tais papas, tais missionários, tais pastores, hoje, faz um trabalho especifico em cada parte da áfrica de acordo com suas necessidades, cada membro dessas congregações existem médicos, enfermeiros, que vai simplesmente para trabalhar, sem fins lucrativos, apenas para alegrar em ambos os corações, tanto em seu coração que fez algo bom de ajudar o próximo, quanto ao coração de Deus, então não concordo que pastores só visão lucros para si mesmo, aquele versículo que retrata disso muito bem, ide por todo mundo preguai o evangelho, e lindo, não simplesmente só por esta escrito, e lindo, porque Deus nos fala, para irmos, não somente para falar de sua palavras que Jésus é e sempre será o único salvador,, vejamos bem comigo, se eu vou para um lugar de pura miséria, pessoas morrendo enquanto digo do amor de Deus,crianças chegando perto de ti, pedindo uma água , para beber, uma mãe chorando por ter perdido seu filho para a fome,, pessoas de Deus não vai somente para alimentar o espírito dos que tem fome, quando vão, a esses lugares, vão com uma bagagem que também possa esta alimentando pessoas fisicamente,, que esta doente, médicos vão aos hospitais locais para fornecer medicamentos,aos doentes,, grande parte de tais lucros, que as igrejas levantam por mês, metade, desses lucros, vão para a boca daqueles que tem fome, para o sangue daqueles que tem doenças, para o leites das crianças que tem fome.

    Algumas pessoas dizem: mas essas pessoas merecem isso, só pratica macumba, vudú, bruxaria, mas uma coisa deixo bem claro, Deus não leva em conta nosso tempo de ignorância, Deus nos perdoa. Por isso missionário são levados a cada dia em todos os pais da áfrica, para que pessoas entrem na família de Deus, para que Deus escreva seus nomes nos livro da vida, e para que quando ele venha possamos, ir para uma nova vida, sem miséria, sem a ignorância de alguns,sem corrupção, sem fome, sem sede, para que possamos ir a uma terra que manda leite e mel, ,com abundancia

    Para mais informação me envia seu recado, alguma pergunta que eu Marcelo couto possa esta lhe retribuindo uma mensagem amiga [o] de conforto…..

    UMA COISA E CERTA, DEUS TEM O MELHOR PARA TI, MEU IRMÃO…

    AINDA QUE TUDO LHE DIGA NAO, EXISTE UM QUE IRA TE DIZER SIM….

    OS QUE CONFIAM NO SENHOR SÃO COMO MONTES DE SIÃO
    QUE NAO SE ABALAM, MAS PERMANECEM PARA SEMPRE
    SALMOS 125:1

    me escreva caso queira algo para meditar

    joaomarcelo.zero@gmail.com

  27. Anarquinando Lopes disse:

    Por que só falam do paganismo africano? Sei que Jesus não gostava de ocultismo e invocação de espíritos, mas vocês conhecem as antigas religiões européias? Que eu saiba não eram nada cristãs, baseando-se nessa concepção de vocês as antigas religiões européias eram tão demoníacas como as africanas! Ocidentalizaram o cristianismo e transformaram a fisionomia de Jesus e Maria em verdadeiros nórdicos!
    Quando eu entro na igreja me dá uma falsa impressão que o cristianismo nasceu na Europa kkkkkkkkkkkkkk todos os anjos e santos são loiros rs rs
    Pesquisem a respeito das religiões de origem celtas e wicas, e verão que os BRANCOS praticavam magia e cultuavam Deuses.

  28. cláudia disse:

    OLHA NA MINHA OPINIÃO TUDO ISSO Q ESTÁ ACONTEÇENDO REALMENTE É A CULPA PROPRIAMENTE DO HOMEM,MAS NINGUÉM,NADA VEM POR ACASO,E ISSO NÃO DEIXA DE SER MAS CLARO DO QUE A VOLTA DE CRITO,E NINGUÉM VÊ ISSO,OU FINGE N QUERER.A HORA AGORA É BUSCAR E ORAR,PORQUE TUDO ISSO É PROFÉTICO EM APOCALÍPSE QUEM CR~E E ENTENDE SABE BEM DO QUE ESTOU FALANDO!

  29. Alexsandro disse:

    Olhe eu sou missionário de uma comunidade que está la na africa é tenho consciência de que jesus está fasendo muita coisa atraves dos missionários jesus tem de Misericordia das almas dos fieis dales sebhor o descanço e a luz eterna Ame!! Pois So jesus pela interceção da Bem aventurada virgem Maria pode acabar com toda essa barbaridade digovos avcs que esta lendo Jesus lhe chama hoje para ser verdadeiramente Missionários do rei Jesus !?!?!?!?!??! ASS: Alexsandro >>>

  30. valentina disse:

    ‘nuss devemos ajudar esses povoss!!

  31. Patricia disse:

    vcs falam o que não sabe. você precisa conhecer o maor de Deus.E verás que ha uma diferença,entre o justo e ímpio.Deus tem levantado pessoal disposta a deixar tudo para ajudar esse povo.mas tudo isso acontece que tem q acontecer.o maior preço pagou Jesus por nós

  32. A culpa não e necessariamente dois cristãos mais sim dos invasores e traficantes de crianças e diamantes da região a muitos anos,e principalmente dos governantes comunistas daquele continente,que entra no poder e não sai mais,só sai qundo o povo tira a força porque não aguenta mais.Mais com tudo isso e necessrio aconteçer isto para se cumprir a palavra de Deus que não pode cair por terra.que diz que averá no final dos tempos fome guerras e terremotos em varios lugares antes de chegar o fim.E a palavra de Deus ela tras bençãos e não acrecenta dores, e lembrado que aonde existe a bruxaria,a feitiçaria e a magia negra e não existe o temor de Deus. ai existe a fome e a miseria como vemos ai.

  33. julio cezar alves disse:

    gostaria de receber algumas fotos relacionada ao sofrimento na Africa

  34. moises disse:

    EU ACREDUTO QUE TENHA CRISTÕES QUE AINDA SAO CINCEROS COM SUA MISSÃO,EU GOSTARIA DE IR PREGAR O VERDADEIRO EVANGELIO,MAS NAO E POCIVEL NO MOMENTO POR QUE NAO TENHO QUEM ME PAGUE A PASSAGEM PARA EU IR PREGAR…
    ORAR POR ELES E SO O QUE EU POSSO FASER NO MOMENTO.
    MAS SE ELES DEICHACEN DE SERVIR E ADORAR A DEUSES PAGÕES,ELES SERIAO BEM AVENTURADOE COMO DIS A BIBLIA:BUSCAI A O SENHOR TEU DEUS E A SUA JUSTIÇA E AS DEMAS COISAS SERAO ACRECENTADAS.
    E FELIZ A NAÇÃO CUJI O DEUS E O SENHOR JESUS…
    CASO CONTRARIO ELES SERAO INFELISES COMO INFELISMENTE ESTAO.

    • Andrea disse:

      Prezado Moisés,

      Com todo o respeito, acredito que vc precisa de umas aulas de Português, com urgência…

      • JONAS disse:

        ANDREIA
        VC É UM PESSOA MUITO BOA DE CORAÇÃO, SO PRECISA PARAR DE CORRIGIR AS PESSOAS ,ISSO MOSTRA QUE VC INFELIZMENTE NÃO É TÃO HUMILDE O QUANTO QUER PARECER.
        PARABENS POR FAZER O TRABALHO DA MIDIA QUE E´MOSTRAR UMA REALIDADE CAMUFLADA,VC TEM TODO APOIO QUANDO SE DIZ AJUDA AOS LESADOS DO PASSADO, MAS NO QUISITO HUMILDADE NOTA ZERO.

      • Andrea disse:

        Prezado Jonas,

        Primeiro: não estou aqui para fazer nada além de expressar a minha opinião. Sua nota a respeito do julgamento que faz a respeito do meu grau de humildade, muito pouco me importa, dado o fato de que você nem ao menos me conhece para poder fazer esse tipo de avaliação. Dá para contar nos dedos quantas vezes comentei as respostas ao meu texto. Na maioria delas, me limitei a explicar (de novo) sobre o que o texto está falando, ou aprofundei os argumentos para aqueles que simplesmente desconhecem a história. Se isso está lhe incomodando, eu nada posso fazer. Quanto a corrigir erros de português, coisa que fiz apenas uma vez (e num caso extremo, onde os erros de português foram gritantes), é apenas uma tentativa de ajudar as pessoas a se expressarem melhor, e corrigirem seus próprios textos, antes de colocá-los publicamente. Para benefício delas mesmas. Se você acha que isso é falta de humildade minha, paciência.

  35. cabulozo disse:

    cade o governo nesse pais po vomos fazer algo governo

  36. cabulozo disse:

    esse governo ñ fas nada ñ vai deixar essa pessoas asim como

  37. William Faria disse:

    Bom, se depeender do governo…. vai continuar assim ou pior…. Outra coisa, quando uma pessoa se dedica a ser um missionario ela tem que estar disposta a tudo, principalmente esquecer seu conforto para ajudar o proximo, falar todo mundo faala ate papagaio fala, entao quem pode contra tudo isso somos nos mesmo unidos, crendo que com os ensinamentos que nos foram passados, mas nao muitas vezes seguido podemos mudar essa historia, por que quem faz a historia somos nos, ou pelo menoss a nossa propria e das pesssoas que nos cercam, No mundo aa unica coisa que pode mudar o rumo de uma pesssoa eh outra pessoa, entaao reflita, todos temos capacidade para faazer o bem, pena que muitas pessoas nao abrem seu coracao pra Deus e o poder que ele tem…. Bom eh isso ai… o passado foi ruim, eh verdaade, mas facamos a diferenca hoje…. Fiquem com Deus…..

  38. Solange Paulo disse:

    Abram este site e leiam, eu simplismente recebi, e estou enviando irmãos em Cristo, sei que a Igreja sempre esteve comprometida com os pobres, pelo menos desde que eu descobri JESUS em minha vida, digo desde minha conversão, se posso pensar assim desde 1981, ou seja prefiro ver a IGREJA perseguida do que comprometida com o pecado, que é esta a Igreja que acredito, dos Cristãos comprometidos com o pobre, hoje na conversão dos que tem o poder nas mãos para que usem dele pela causa dos que passam fome dos desempregados dos que trabalham no subemprego para ter o que comer pelo menos no dia seguinte, os nossos jovens e crianças que continuam com uma Edução precaria

    • Solange Paulo disse:

      Se todos nós fizessemos o mínimo que fosse por todos é porválvel que as coisas que tudo seria diferente para todos teriam VIDA, mas infelizmente existem os que se acomodam e se preocupam somente com o seu próprio mundinho.

  39. Solange Paulo disse:

    Ista história é bem complicada, pois todos nós temos culpa, e acima até que ponto pode ser ou não verdade a Igreja Católica é bem perseguida todos sabem, e independente de religião todos nós somos responsáveis, por um todo, devemos fazer de tudo para melhorar o mundo para todos nós, não podemos viver só o nosso mundinho, e deixar o resto de lado. é muito fácil viver assim, enquanto muitos morrem de fome.

  40. Juvenal Gomes Salomao disse:

    DEUS esta observando cada um de voces, Ele nao permite que um julgue o outro, e que prevalesa os seus mandamentos que eram 10 antes de cristo e depois simplificou para 2, Ele nao permite nem que uma folha caia sem seu consentimento… Acalmai vossos animos o dia do juizo final esta prossimo e todo o sofrimento atual sera pequeno depois dele, se voce nao aceitar JESUS… O homem erra, DEUS concerta. Espere em CRISTO e veras. O manual da vida e a Biblia, livro nem um pode explicar o inesplicavel a nao ser ELA.

  41. Ana disse:

    Andréia
    Realmente, meu coração dói com esta realidade!
    É umas das mais cruéis de todas, eu entendi sua indignação por aqueles que dizem levar o nome de Deus/Jesus, e na verdade tramar coisas terríveis no coração!
    Vamos pedir á Deus para que levante mais pessoas “conscientes” que querem levar o amor e o bem aos desamparados!
    Deus abençoe sua vida!

  42. mirian disse:

    nem se estressa Andrea tem pessoas qe não sabem diferenciar o passado do presente ou lêem tudo errado, eu concordo em tudo o que vc postou pois só quem não estuda História é que não sabe disso, parabéns Andrea!

  43. enoch disse:

    O documento que estar fazendo os evangelicos – protestantes – verem que os católicos estão certos e que eles, os protestantes, estão errados. Que nos somos os verdadeiros cristão e eles, os evangelicos, os usurpadores do cristianismo:

    DEUS É IDOLATRA?

    Não! Então, porque mandou que Moisés fizesse a imagem de uma serpente de bronze?

    ?Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida?. (Números 21, 4-9).

    ?Como Moisés levantou a serpente no deserto. Assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todos que nele crer tenha a vida eterna?. (João 3, 14-21).

    Obs: Quem usa uma cruz vazia, sem Jesus Cristo nela, comete o erro de se negar a olhar para aquele a quem as Sagradas Escrituras falou que seria levantado, como o foi a serpente no deserto que todos olhavam para ser curado da mordida de cobra – picada – Olhe para Jesus na cruz, como os hebreus olhavam para a serpente de bronze que Moisés fez e fixou-a sobre o poste. Porque, a cruz vazia é apenas um instrumento de morte. Já a cruz com Jesus Cristo nela: é símbolo de nossa salvação. Pois, também está escrito: ?Com efeito, a linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que estão sendo salvos, para nós, ela é poder de Deus. Pois, está escrito; eu destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes?. (I Coríntios 1, 18-20).

    E mais tema dizer a bíblia, para maior entendimento da palavra de Deus?

    ?Nós, porém, pregamos um Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos, mas para os que são chamados, tanto judeus quanto gregos, ele é Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus?. (I coríntios 1, 23-24).

    E para dissipar toda e, qualquer duvida a respeito da cruz de Jesus Cristo a bíblia declara?

    ?Eu, por mim, nunca vou querer outro titulo de gloria que não seja a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, por ela, o mundo está crucificado para mim, como eu para o mundo?. (Gálatas 6, 14).

    Vemos claramente, na passagem do livro de Gálatas, que não pode haver outro titulo de gloria para aquele que segue a Jesus, que a cruz onde ele pode ser visto, como era vista a serpente de bronze, pelos hebreus.

    Os irmãos protestantes – que no Brasil são conhecido como, evangélicos – devem também lembrar que Deus mando que Moisés fizesse a imagem de dois anjos – querubins – para serem postas sobre a Arca da Aliança, onde estavam guardados Dez Mandamentos da Lei de Deus, como pode ser lido em Êxodos 25, 18. E, mais uma vez volto a perguntar? Deus é idolatra, por ter ordenado que Moisés fizesse a imagem de uma serpente para curar os hebreus da picada de cobras e por ter mandado que ele fizesse a imagem de dois querubins para serem colocadas sobre a Arca da Aliança? Por certo que não! Pois, quando Deus falou para o povo hebreu que não adorasse a ídolos e não fizesse para si, imagens deles, estava se referindo unicamente aos falsos deuses do Egito. Tanto é verdade que ele advertiu ao povo, avisado para que eles não construíssem para si, imagem daquilo que estava nas nuvens do céu – uma clara referencia aos desuses do Egito, em forma de pássaros – que não fizesse para si, imagens das coisas que caminhavam sobre a terra – os deuses do Egito em forma de cabras, bois, gatos e outros mais – que não fizessem para si, imagens das coisas que se moviam nas águas dos mares – os desuses do Egito em forma de crocodilo, de hipopótamo e outras coisas mais. Os falsos deuses do Egito, que vocês poderão ver, nas fotos abaixo:

    ?Não farás para ti ídolos ou coisas alguma que tenha a forma de algo que se encontre no alto do céu…?. (êxodo 20, 4):

    O íbis é uma ave pernalta de bico longo e recurvado. Existe uma espécie negra e outra de plumagem castanha com reflexos dourados, mas era o íbis branco, ou íbis sagrado, que era considerado pelos egípcios como encarnação do deus Thoth.

    O deus nacional do Egito, o maior de todos os deuses, criador do universo e fonte de toda a vida, era o Sol, objeto de adoração em qualquer lugar. A sede de seu culto ficava em Heliópolis (On em egípcio), o mais antigo e próspero centro comercial do Baixo Egito. O deus-Sol é retratado pela arte egípcia sob muitas formas e denominações. Seu nome mais comum é Rá e podia ser representado por um falcão.

    ?…embaixo na terra…?. (Êxodo 20, 4):

    Boi sagrado que os antigos egípcios consideravam como a expressão mais completa da divindade sob a forma animal e que encarnava, ao mesmo tempo, os deuses Osíris e Ptá. O culto do boi Ápis, em Mênfis, existia desde a I dinastia pelo menos. Também em Heliópolis e Hermópolis este animal era venerado desde tempos remotos. Antiga divindade agrária simbolizava a força vital da natureza e sua força geradora.

    Uma gata ou uma mulher com cabeça de gata simbolizava a deusa Bastet e representava os poderes benéficos do Sol. Seu centro de culto era Bubástis, cujo nome em egípcio – Per Bast – significa a casa de Bastet. Em seu templo naquela cidade a deusa-gata era adorada desde o Antigo Império e suas efígies eram bastante numerosas, existindo, hoje, muitos exemplares delas pelo mundo. Quando os reis líbios da XXII dinastia fizeram de Bubástis sua capital, por volta de 944 a.C., o culto da deusa tornou-se particularmente desenvolvido.

    ?…ou nas águas debaixo da terra.?. (Ê xodó 20, 4):

    Um crocodilo ou um homem com cabeça de crocodilo representava o deus Sebek, uma divindade aliada do implacável deus Seth. Seu centro de culto era Crocodilópolis, na região do Faium, onde o animal era protegido, nutrido e domesticado. Um homem ferido ou morto por um crocodilo era considerado privilegiado. A adoração desse animal foi, sobretudo importante durante o Médio Império.

    Tueris era a deusa-hipopótamo que protegia as mulheres grávidas e os nascimentos. Ela assegurava fertilidade e partos sem perigo. Adorada em Tebas, é representada em inúmeras estátuas e estatuetas sob os traços de um hipopótamo fêmea erguido, com patas de leão, de mamas pendentes e costas terminadas por uma espécie de cauda de crocodilo. Além de amparar as crianças, Tueris também protegia qualquer pessoa de más influências durante o sono.

    E, para que não haja mesmo qualquer dúvida de que Deus se referia aos falsos deuses do Egito, ao pedir que o povo não praticasse idolatria, apresentamos um trecho do livro de Josué, que foi quem substitui Moises, após a sua morte:

    ?Agora, pois, temei o Senhor e o servi-o com inteligência e fidelidade. Afastai os deuses aos quais vossos pais serviram do outro lado do rio e no Egito, e servi ao Senhor?. (Josué 24, 14?.

    E para termos mais certeza de que Deus realmente falava dos falsos deuses do Egito, vejamos o que também fala, 8, 8-9-10:

    ?Filho do homem, disse-me ele, fura a muralha ? quando a furei, divisei uma porta. ?Aproxima-te, diz ele, e contempla as horríveis abominações a que se entregam aqui?. Fui até ali para olhar: enxerguei aí toda espécie de imagens de répteis e animais imundos e, pinturas em volta da parede, todos os ídolos da casa de Israel?.

    Como podemos verificar, nessa passagem bíblica? Os sacerdotes estavam a adorar os falsos deuses em forma de répteis e animais, que Deus havia proibido que fossem adorados. Tanto é, que Deus enviou o castigo e destruiu os sacerdotes e os que praticavam aquela adoração abominável.

    Por sempre fazer livre interpretação das Sagradas Escrituras, os protestantes – evangélicos – sempre cometem erros abomináveis, grotescos e perigosos, contra o Evangelho de Cristo. Errais, não compreendendo as escrituras, nem o poder de Deus?. (Mateus 22, 29).

    ?Porque sabei-o bem: nenhum dissoluto, ou impuro, ou avarento – verdadeiros idolatras – terá herança no Reino de Cristo e de Deus.?. (Efésios 5, 5).

    Obs. Dissoluto significa: devasso, corrupto e libertino.

    O VINHO

    Os protestantes – evangélicos – costumam afirmar que é proibido beber vinho, e correm dele, como o diabo, da cruz. Será que eles, os protestantes, nunca leram que Jesus bebia vinho? E que o seu primeiro milagre foi transformar água em vinho? E que na Santa Ceia, Jesus Usou vinho? Não venham me dizer agora, os protestantes – evangélicos – que não sabia dessas coisas. E que, não era do seu conhecimento que o vinho do tempo de Cristo embriagava, tal qual o vinho de hoje. Pois, como eles devem saber – se realmente se deram ao trabalho de ler a bíblia: – que Noé se embriagou, que Lot foi embriagado por suas duas filhas, que queriam engravidar dele, para deixar descendência sobre a terra, que Davi se embriagou e o próprio Jesus foi chamado de beberrão. Se Jesus aprovava o vinho e o bebia, porque então tem quem o chame de PROIBIDO? Porque você está proibido de beber vinho, se Jesus o bebia e a palavra de Deus diz que é proibido proibir?

    ?Se em Cristo estais mortos aos princípios deste mundo, por que ainda voz deixais impor proibições, como se vivêsseis no mundo? Não pegues,! Não toqueis! Proibições estas que se tornam perniciosas pelo uso que dela se faz, e que não passam de normas e doutrinas humanas. Elas podem sem dúvida, dar a impressão de sabedoria enquanto exibem cultos voluntários, de humildade e austeridade corporal. Mas não tem nenhum valor, e só servem para satisfazer a carne?. (Colossenses 2, 20).

    Jesus na Santa Ceia tomou vinho. ( I Coríntios 11, 23-26).

    O primeiro milagre de Jesus foi transformar água em vinho. (João 2, 1-12).

    Como pudemos ver: na época de Noé e de Jesus, como até aos dias de hoje, o vinho sempre embriagou.

    ?Noé, que era agricultor, plantou uma vinha. Tendo bebido vinho, embriagou-se?. (Gêneses 9, 20).

    ?Não continue a beber só água, mas toma também um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes indisposições?. (I Timóteo 5, 23).
    Uma recomendação bíblica que não pode ser deixada de lado, por se achar que é proibido beber vinho.

    JESUS TEVE IRMÃOS?

    É comum, entre os protestantes – evangélicos – afirmar que Jesus Cristo teve irmãos de sangue. Porém, Em nenhuma parte da bíblia se encontra escrito que Maria e José tiveram filhos – visto que Jesus era filho legitimo de Maria, mas, filho adotivo de José, pois fora concebido pelo Espírito Santo, pois não nasceu de homem – Em defesa da verdade e das Sagradas Escrituras, vamos mais uma vez usar a palavra de Deus, para mostrar que os apóstolos e os demais que seguiam a Jesus, jamais foram seus irmãos de sangue. Começaremos pelo apostolo Tiago, que os protestantes – evangélicos – e outros, teimam em afirmar ser irmão de sangue de Jesus:

    ?Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estava numa barca, consertando as redes?. (Marcos 1, 14-20).

    Como pudemos ver, através dos textos bíblicos: Os apóstolos Tiago e João eram irmãos e filhos de Zebedeu. Portanto, eles jamais poderiam ser filhos de Maria e de José.

    ?Tu és Simão, filho de João, será chamado de Cefas (que quer dizer pedra)š. (João 1,42)?.

    Se a bíblia é clara quando afirma que os apóstolos Tiago e João têm como pai, Zebedeu e o apostolo Pedro, tem como pai, a João, se torna impossível que eles sejam irmãos de sangue de Jesus. E quem assim acredita e prega, estará contradizendo as Sagradas Escrituras, a bíblia. Mas então, porque Jesus falou que eles eram seus irmãos? Lendo Hebreus 2, 10-13, podermos descobrir o porque dele ter falado isto:

    ?Aquele para quem e por quem todas as coisas existem, desejando conduzir à gloria numerosos filhos, deliberou elevar à perfeição, pelo sofrimento, o autor da salvação deles, para que santificador e santificados formem um só todo. Por isso Jesus não hesita em chamá-los de irmãos, dizendo: anunciarei teu nome a meus irmãos no meio da assembléia cantarei os teus louvores?. (Salmo 21,23).

    E outra vez: ?Quanto a mim, ponho nela a minha confiança?. (Isaias 8,17). E: ?Eis-me aqui, eu e os filhos que Deus me deu?. (Isaias 8, 18).

    O ARREBATAMENTO

    Os protestantes – evangélicos – costumam pregar que o arrebatamento acontecerá antes da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, o que é um engano, mais um ensinamento protestante, que não consta das Sagradas Escrituras. Vejamos o que diz a bíblia, a respeito do arrebatamento e como e, quando ele se dará:

    ?Não queremos, irmãos, deixar-vos na ignorância a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. Se, com efeito, nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também, aqueles que morreram, Deus, por causa deste Jesus, com Jesus os reunirá. Eis o que dizemos, segundo uma palavra do Senhor: nós os vivos, que houvermos ficado até a vinda do Senhor, não precederemos de modo nenhum os que morreram. Porque o Senhor em pessoa, ao sinal dado, à voz do arcanjo e ao toque da trombeta de Deus, descerá do céu: então os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; em seguida nós, os vivos que tivermos ficado, seremos arrebatados com eles sobre as nuvens, ao encontro do Senhor, nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, confortais-vos uns aos outros com este ensinamento.? (I Tessalonicenses 4, 13-18).

  44. Vânia Costa disse:

    Sr.Enoch
    Vi o seu cometário lamentável contra os evangélicos,visto que seu preconceito é emiente e sem fundamento porque os´´usurpadores do cristianismo´´como você se referiu os evangélicos.Vem do movimento prostestante do século XVI veio de dentro da igreja católica com o Monge Martinho Lutero que discordava com varios pontos da doutrina Católica.Lamento que você use o seu conhecimento Biblíco distorcido para atacar os evangélicos, porque tenho a certeza de que a Biblía não foi feita para isso.

    OBS:E você que nunca leu a Bliblía,leia para que você tire as suas proprias conclusões,para não deixar nenhum falso conhecimento tire você do bom caminho. E que a PAZ DO SENHOR SEJA COM TODOS,AMÉM.

  45. oi mais que situaçao tao precaria,na africa ner,cade o gorverno da africa onde estar!!!

  46. Gisela disse:

    …A merda já foi feita! De nada vale ficar jogando a culpa um no outro. Se todos se unissem e trabalha-sem para ajudar, talvez a África estaria um pouco melhor. Hoje é difícil mudar a realidade cruel da África e de tantos outros lugares que desconhecemos. Mas é possível lutar para que a miséria e a fome ñ se espalhe mais. Não depende só das “grandes pessoas” depende de cada um de nós. Se não da pra resolver o problema da África, resolva o problema do seu bairro, da sua cidade. Não da pra resolver tudo sozinho, mas alguém tem que começar… Seja você essa pessoa, de o primeiro passo, faça a diferença. Apontar o dedo para quem errou é fácil, ajudar a concertar o erro é preciso!!! Não quero ofender ninguém, o problema é que falamos demais e agimos pouco!

  47. Gisela disse:

    Huu… Desculpa dos erros ortográficos…

  48. kassiosjp disse:

    É grande e notório a preocupação de todos pela a África, com suas divulgações e textos revelante a questões da miséria, biblícamente falando o mundo jás do malígno, se é do malígno, então é uma profecia biblica, Satanas desde a torre de Babel onde ele enduziou o homem a tentar ser maior que DEUS; DEUS lhes deu este castigo separou as línguas e nações, então tudo o que esta acontecendo com o mundo é culpa nossa desde Adão e Eva, O homem sempre quer se colcar maior que DEUS que pena sofre a consequências e pior do que a África é o fogo do inferno, temos pena? sim porque não somos imagem e semelhança de DEUS em amor,longamidade etc… Então e preocupante a vida na África então estou nas mãos de DEUS para que eu possa esta levando o evangelho de salvção desse povo .

  49. JOCEVAL disse:

    Prezada Andreia,

    “Perdoi-vos pois não sabem o que dizez”. De fato fica complicado para essas pessoas entenderem a sua mensagem, pois são: alienados, fanáticos religiosos que apenas reproduzem o pensamento incutido em suas mentes por indivíduos oportunistas e interessados em salvar suas economias, aproveitando-se da ingenuidade dessas pessoas pouco esclarecidas e completamente vulneráveis a qualquer tipo de ideologia dogmatizada. Portanto, cara Andréia, parabens pelo artigo e exercite a paciência com eles.

  50. JOCEVAL disse:

    Correção: “Perdoai-vos, pois não sabem o que dizem”

  51. Fernanda disse:

    É uma coisa horrível ver esse tipo de cena. Sim, e eu concordo com as colocações do blog. Existe muita gente ruim no mundo. infelizmente, a maioria das pessoas supostamente cristãs representam mal o caráter dAquele que deveria ser seu único e verdadeiro Mestre. Os exemplos que Jesus aqui deixou, exemplo de vida e amor ao próximo são muito pouco seguidos, inclusive e principalmente entre o meio “cristão”. O ser humano é mal, egoísta, mais amante dos prazeres do que de Deus, isso segundo as palavras da própria Bíblia. Muito poucos são os que acertam seguirem o caminho estreito de abnegação e amor, muitos poucos são aqueles que realmenmte se doam em favor de outrem, e esquecem-se de si mesmos. Não é nenhuma novidade que o mundo vá de mal a pior, e piore a medida em que este mundo se aproxime de seu fim. E os que mais sofrem são os inocentes. Não adianta encobrir erros do passado só porque não podemos assumí-los no presente. Ser cristão não é sinônimo de ser perfeito ou bom. O joio sempre existirá em maior quantidade que o trigo.Ser um verdadeiro cristão é encarar a realidade dos fatos, e sempre conscientemente escolher fazer o bem, ainda que isso acarrete em perda pessoal. O que, aliás, poucos têm peito para fazer…”Que a perda seja do próximo, não minha…”É exatamente o que vemos nessa foto…

  52. Antonia Thais disse:

    agora é muito,muito,muito tarde para apontar quem estava certo e quem estava errado e mais tarde ainda para brigar por isso já que agora eles não tem mais como lutar por seus direitos…ou esqueceram que não foi apenas um nem dois paises que se aproveitaram daquele povo e de suas riquezas??!

  53. essa imagen não pode ser verdadeira.isso é uma loucura.isso é imposivel,MONTAGEM CONCERTESA.

    • Andrea disse:

      Olá Kalani,

      Quem deve estar de brincadeira é você, não é? Montagem? O pior cego é aquele que tem olhos, mas prefere imaginar que a realidade dura e crua é uma montagem fotográfica.

  54. A ONU, Organização das Naçoes Unidas, atravéz de seu ramo no Brasil, em Brasilia chamado UNIDO- UNITED NATION
    INDUSTRIAL DEVELOPMENT ORGANIZATION, Organização da Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial recruta voluntários com curso superior para trabalhar em alguns países da Africa que sofreram os efeitos da guerra, para
    sua recuperação.Caso haja algum interesado é só procurar pelo Site, ou escrever para Brasilia.

  55. adailton disse:

    Que coisa triste! mas essa é a realidade.

  56. DiegoOo disse:

    Quem não concorda com oque diz o texto esta sendo hipocrita… Vmos estudar mais e deixar de acreditar um pouco em tudo que os pastores,bispos e padres falam,o que vejo hoje dentro das igrejas são pessoas que não tem pensamento proprio!!!

  57. Luana disse:

    É MUITO SIMPLES JULGAR AS PESSOAS,PôR CULPA NAS PESSOAS,AGORA ME DIGA QUEM SOMOS NÓS PARA JULGAR ALGUEM,INFELIZMENTE AQUI NESSA TERRA EXISTE PESSOAS DE TODAS AS ESPECIES.QUERO QUE SAIBA QUE PÔR MAIS QUE EXISTA PESSOAS PENSAM NO AMOR AO PROXIMO VAI EXISTIR PESSOAS QUE IRAM DESTRUIR E NAO É CULPA DE NINGUEM NAO!NEM BISPO NEM PASTOR, NEM NADA DESSAS PESSOAS, EXISTE UM DIDATO MUITO CLARO SOBRE ISSO…O INIMIGO VEIO PARA ROUBAR A VIDA DAS PESSOAS E ELE USA AS MAIS FRACAS PARA ISSO!QUER SABER MAIS?ELE AMA QUANDO AS PESSOAS BLASFEMAM CONTRA DEUS,ORAAA!O DIABO NAO GOSTA DE NGM,ENTAO NAO É CULPA DOS ESPIRITUAIS O QUE ACONTECE NA AFRICA,NEM DE DEUS,MAIS DA PROPRIA POPULAÇAO QUE UM DIA FEZ UMA ESCOLHA ERRADA E ATE HOJE PAGAM POR UM PREÇO,QUERO QUE SAIBA TBM QUE NINGUEM É IGUAL A NGM,ASSIM COMO EXISTE O CÉU E A TERRA EXISTE O DIABO E DEUS ASSIM COMO EXISTE PESSOAS MÁS EXISTE AS RUINS TBM…NGM ESTA LIVRE DESSE MUNDO SUJO E DAS PESSOAS QUE NAO CONHECEM A VERDADE! MUITOS NAO ACREDITARAM EM DEUS QUANDO A HORA DE ACREDITAR FOR PRECISA! É BOM QUE VOCE PRECISE CUIDAR PRIMEIRO DA SUA VIDA PARA DEPOIS OLHAR E QUESTIONAR A VIDA DE OUTRAS PESSOAS…FAÇA SUA PARTE SEM PRECISAR JULGAR!

    AME AO SEU PROXIMO COMO ASSIM MESMO!

    • Andrea disse:

      Prezada Luana,
      Em primeiro lugar, nada do que citei é menos do que história real registrada, portanto me poupe desse papinho patético de não julgar e etc. Não faz a mínima diferença se vc gosta da história como ela é ou não, ela vai continuar do mesmo jeito, ok?

  58. Luana disse:

    FAÇA ALGUMA COISA!Dê UMA SOLUÇAO AO PROBLEMA!GARANTO QUE É MUITO MELHOR DO QUE FICAR RECLAMANDO! E JULGANDO… PERA AI, SERA MESMO QUE VOCE ESTAVA LA NA ÉPOCA,COMO UM AMIGUINHO POR AEW DISSE AS PESSOAS ACREDITAM EM COISAS MEODIOCRES! NAO SE ASSUSTE COM ISSO NAO,POIS NAO CHEGA NEM AOS PÉS AO INFERNO!EU GLORIFICO A DEUS POR NOS DAR A OPORTUNIDADE DE PAGAR UM PREÇO PELA VIDA DAS PESSOAS…BEM MAIS FACIL ORAR E QUE JULGAR!

    • Andrea disse:

      Em pleno século XXI, é demais pra minha cabeça ver alguém argumentando que a exploração colonialista da África não aconteceu só pra defender igreja…

  59. Luana disse:

    NAO É QUESTAO DE DEFENDER A IGREJA… MAIS COMO MESMO VOCE DISSE EM PLENO SECULO XXI AS PESSOAS PODERIAM TER MAIS CONSCIENCIA DO QUE ESTA FALANDO, VOCE TEM NOÇAO DO QUE ESTA CRITICANDO AI?OU GURIA VOCE PODERIA MUITO BEM FALAR SOBRE SUA IDEIA SEM PRECISAR USAR AS PESSOAS COMO ARGUMENTO CE ME ENTENDE??FAÇA ASSIM ÓH…VAI LA NA BIBLIA E LEIA,VERDADE MESMO…EM VEZ DE PERDER TEMPO TENTANDO PREJUDICAR ALGUEM,COMEÇE APROVEITA-LO FAZENDO VOCE CRESCER DIANTE,JA PAROU PRA PENSAR SE VOCE ESTA AGRADANDO A DEUS FALANDO OU LEVANTANDO ESSAS QUESTOES?POISE!SE VOCE NAO SE IMPORTA,QUERIA QUE VOCE FOSSE SENSIVEL TBM PRA SE IMPORTAR COM ISSO, POR QUE AFINAL DE CONTAS DENTRO DA IGREJA NAO EXISTE SÓ CRENTES, EXISTE TODO TIPO DE GENTE E BUSCAR COMPLICAÇOES COM ESSAS PESSOAS É TEMPO PERDIDO!SERIA MELHOR AJUDA-LAS…INFELIZMENTE NAO ESTAMOS LIVRES DISSO…MAIS AJUDAR TODAS AS PESSOAS SERIA NECESSARIO,PELO MENOS FAZER NOSSA PARTE!SACOU? FAÇA SUA PARTE CONSCIENCIA TRANQUILA DE QUE VOCE ESTA EM PAZ…MAIS QUEM SABE AGENTE SE VER LA PELA AFRICA NÉ??AJUDAR AS PESSOAS LA…VOCE JA VIU COMO É QUE ESTA POR LA AGORA???POISEH TA BOM VIU…O NEGOCIO É QUE AS PESSOAS SÓ FALAM MAL…O BEM FICA EM QUESTAO!MAIS NAO ESTA 100% MAIS ACREDITO QUE VAMOS CONSEGUIR!
    AI..NAO DEIXA DE SER UMA REALIDADE! MAIS FAZER ALGUMA MANISFESTAO COM PALAVRAS,NAO ROLA!SER IGUAL A TODOS NAO É LEGAL…FAZER A DIFERENÇA QUE O SATISFATORIO!
    AGORA PATÉTICO MESMO É DESENTERRAR UMA HISTORIA DE ANOSSSSSS ATRAS EM PLENO SECULO XXI…UAHUAHAUA!SABE ANDREIA…ACHO QUE ANTES DE LEVANTAR UMA QUESTAO DESSA,TEM QUE ANALISAR PRIMEIRO!MORRER SE PRENDENDO EM UMA COISA SÓ NAO DA ESPAÇO PRA VOCE TER OUTROS CONHECIMENTOS,QUERO LHE DIZER QUE ISSO NAO ENVOLVE RELIGIAO, NEM TAO POUCO CRENÇAS, QUESTOES FINANCEIRAS COM CERTEZA,AI VAI DE QUEM GOVERNOU POR LA,ENVOLVE INTELIGENCIA,ESTRATEGIA,POLITICA! DEPENDENTE DO DEUS QUE VOCE SEGUE,NAO SEI SE É O MESMO QUE O MEU,MAIS Ó…EU SINTO PENA! AS PESSOAS COLHEM O QUE PLANTAM(AFRICA)AQUELAS PESSOAS ANDREIA,PRECISAM DE AMOR,E DE PESSOAS QUE AJUDEM DE VERDADE! E NAO VAI SER UM ARTIGO DESSES COM HISTORIAS DE MÚMIAS ATRAS…EM PLENO SÉCULO XII, NÉ NAO??

  60. Andrea disse:

    Precisa mesmo escrever tudo com letra maiúscula? Desliga o caps lock, pode ser?

  61. Andrea disse:

    LA…VOCE JA VIU COMO É QUE ESTA POR LA AGORA???POISEH TA BOM VIU

    tá bom? vc quer dizer que está tudo bem por lá? Será mesmo que estamos falando do mesmo continente? A situação atual é essa:

    AIDS: Nove em cada dez portadores do HIV no mundo são africanos. A doença já atingiu 34 milhões de pessoas, das quais 11,5 milhões morreram.
    SUBDESENVOLVIMENTO: Dos 174 países cujo IDH foi medido pela ONU, a África não tem nenhum entre os 45 do grupo mais desenvolvido. Entre os 94 de índice médio, apenas 12 são africanos. Por outro lado, no grupo dos 35 menos desenvolvidos, 29 pertencem ao continente.
    REFUGIADOS: São 6,3 milhões no continente, correspondendo a um terço do total mundial, para uma região que abriga apenas 13% da população do planeta.

    Acha mesmo que está tudo bem por lá?

    Pelo amor de Deus…

  62. Andrea disse:

    Galera vem aqui, esperneia um monte, alguns xingam, mas argumentar que é bom, pra PROVAR seu ponto de vista, nada. E nem sei porque se ofendem tanto, já que os missionários usavam MESMO a religião para cometer crimes de todo tipo. Onde já se viu vir aqui brigar pra defender CRIMINOSOS que cometeram crimes usando o nome de Jesus e de Deus? Vcs crentes que aparecem aqui pra me atacar, deviam é se indignar com os criminosos, e não ME xingar como se EU fosse a criminosa aqui. Por favor, acordem!

  63. Luana disse:

    RS! NAO EU PREFIRO “TC” ASSIM… SE NAO NAO GOSTAR,EU SINTO MUITO!

    ENTÃO NAO MISTURE AS COISAS, VOCE OFENDE OS CRISTAOS EM GERAL!VOCE GOSTARIA QUE NÓS FICASSEMOS FELIZ POR ISSO É?TUDO BEM QUE VOCE É LIVRE PRA PENSAR E SE EXPRESSAR!

    “Se o Céu é o lugar para onde vão os cristãos, eu não quero ir para lá.”

    TENHO PENA POR VOCE PENSAR ASSIM!EU QUERO QUE VOCE VÁ PRA ESSE LUGAR,PROMETO QUE LA NAO EXISTIRÁ SOFRIMENTO NEM TAO POUCO FALSOS CRISTAOS, NO CÉU NAO EXISTE MALDADE!

    SABE ANDREIA, O CÉU FOI CRIADO PRA TODOS,PENA QUE POUCOS IRAM DESFRUTAR DESSE LUGAR!

    NA BIBLIA CONTA A HISTORIA DE SAULO ELE ODIAVA OS CRISTAOS ASSIM IGUAL VOCE ELE PERSEGUIA E TUDO,E UM DIA DEUS TRANSFORMOU A VIDA DESSE HOMEM E LHE CHAMOU DE PAULO!O AMOR (QUE FOI ENSINADO POR JESUS) ERA GRANDE POR ELE!E HOJE NA BIBLIA ELE FALA SOBRE SABEDORIA,SOBRE AMOR AO PROXIMO ELE SE CHAMA PAULO!
    VERDADE ANDREIA, QUE BOM QUE ÉS UMA GURIA ESTUDIOSA E GOSTA DE LER HISTORIA E SE PREOCULPA COM A AFRICA!MAIS SABE,NEM TODO MUNDO É IGUAL,AS COISAS MUDARAM DE UM TEMPO PRA CÁ! PIORA, MELHORA, MAIS A VERDADE É QUE SÓ VAI PIORAR…E APRENDER A LHE DAR COM ISSO QUE É O MAIS DIFICIL,POR SERMOS SERES FRUTO DO PECADO!MAIS ANDREIA NEM TUDO ESTA PERDIDO!POR QUE SE AGENTE FOR SE PRENDER A ESSAS INJUSTIÇAS E MALDADES,VAMOS DESFALECER NOSSA FÉ!POR QUE MUITOS ESTUDIOSOS E CIENTISTAS VAO LEVANTAR QUESTOES PRINCIPALMENTE SOBRE SEGUIDORES DE DEUS!

    EU SEI ANDREIA QUE VOCE ACREDITA EM DEUS E SE VOCE AMA ELE É O QUE IMPORTA!

    • Andrea disse:

      Meu Deus… Vc leu o texto? Parece que não leu nada, e já saiu atirando sem nem ver em quem… Não fui eu quem disse essa frase “Se o Céu é o lugar para onde vão os cristãos, eu não quero ir para lá.”), e sim foi a resposta de um índio a um padre, ante de ser morto por se recusar a se tornar “cristão”… e engraçado, eu sou cristã e não me ofendo com nada disso, simplesmente porque é verdade, são fatos, não é uma invenção.

      Aí vc vem aqui, NÃO LÊ o texto direito, se lê não entende nada, e vem pregar pra mim com o dedo em riste, que sou cristã igual a vc mas, ao contrário de vc, não me ofendo quando dizem verdades e podres das religiões, e por causa de uma frase que não fui eu quem disse, mas sim um índio centenas de anos atrás. Me ajuda aí!

  64. Andrea disse:

    Pastores evangélicos fazem com que crianças nigerianas sejam mortas ou abandonadas por seus pais, acusando-as de bruxaria:

    http://www.guardian.co.uk/observer/gallery/2007/dec/09/witches?intcmp=239#/?picture=331488389&index=0

  65. Luana disse:

    Agoraaa sim… se for pra me ajudar voce!eu ajudo!=)

  66. Luana disse:

    Acontece que quando generaliza doi!por que nem todo mundo é,entende?igual aqueles que foram no passado!Mais em nome de Jesus essas pessoas iram mudar!

    Pregar o amor né?…=) beijos

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: